X edição do Outono Vivo | AzoresTV by VITEC - canal regional com produções dos Açores, vídeos HD e diretos dos melhores eventos da região.

X edição do Outono Vivo

x, edição, do, outono, vivo

Out
30

X edição do Outono Vivo

Publicado por: VITEC
2015/10/30 21:00:00 - 2015/11/15 20:00:00 -
X edição do Outono Vivo
X edição do Outono Vivo

Inês Pedrosa, José Rodrigues dos Santos, Pedro Chagas Freitas, Ferreira Fernandes, Nuno Costa Santos, Bruno Amaral e Joel Neto no Outono Vivo 2015 

Entre os dias 30 de outubro e 15 de novembro, a cidade de Nemésio acolhe a X edição do Praia Outono Vivo, subordinada ao tema “Ilha dos Amores”, eternizado pelo escritor terceirense Gervásio Lima. A apresentação do evento decorreu na manhã de quarta-feira, 14, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Para o vereador da Cultura da Câmara Municipal da Praia da Vitória, é justa a homenagem a Gervásio Lima, figura cuja memória e obra é importante trazer para o presente.

“A escolha do tema está relacionada com a importância de Gervásio Lima, autor praiense, que se dedicou ao estudo das tradições, etnografias e lendas da ilha Terceira. Deste modo, pretendemos dar a conhecer a sua obra junto das gerações mais jovens, homenageando esta célebre figura, que contribuiu significativamente para a construção de uma memória terceirense e açoriana”, explicou Tibério Dinis, na conferência de imprensa de apresentação do Outono Vivo 2015, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

“A X edição do Outono Vivo reúne um conjunto de escritores de renome nacional, como José Rodrigues dos Santos; Pedro Chagas Freitas; Inês Pedrosa; Joel Neto; Bruno Ferreira Amaral; Nuno Costa Santos; e Ferreira Fernandes, entre outros nomes, que enriquecem este certame”, sublinhou.

“No âmbito do incentivo à escrita criativa e da promoção das figuras ilustres do Concelho, este ano contamos com dois concursos literários, subordinados às temáticas “Ilha dos Amores” e “Praia da Vitória: Um Concelho com História”, direcionados a jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos, cujo prazo de entrega dos trabalhos é até 09 de novembro”, referiu.

“Integrado ainda no projeto “Praia da Vitória – Cidade dos Livros”, em funcionamento há cerca de um ano, serão disponibilizados livros em unidades hoteleiras; bares; e serviços públicos, com vista à partilha de experiências, através da leitura. Para além destas medidas, o Município criou um programa de apoio à aquisição de livros, que se traduz na atribuição de 2.000 vouchers de um euro aos alunos do 1º ciclo, que visitem o Outono Vivo. Assim, estarão disponíveis, neste espaço, livros infanto-juvenis a partir de um euro”, explicou.

Este ano, o Praia Outono Vivo integra a plataforma internacional de festivais “Europe for Festivals, Festivals for Europe” (EFFE), que visa a projeção de eventos de índole cultural na Europa. 

 “É com orgulho que o Outono Vivo se encontra no conjunto de festivais demonstrativos de qualidade e diversidade cultural, validados por esta entidade, pela capacidade de envolver as comunidades locais e preservar a perspetiva europeia e mundial”, concluiu.

Feira do Livro

Pelo terceiro ano consecutivo, Carlos Lima, responsável pela Papelaria 96, assume a organização da Feira do Livro.

“Esta edição engloba cerca de duas dezenas de grupos editoriais, reunindo 30.000 livros de diferentes géneros literários, nomeadamente ficção, romance, biografia, livros técnicos, dirigidos a diversas faixas etárias”, disse.

“Este ano, tendo em conta que, no programa, está incluído um conjunto de eventos subordinados à temática Maçonaria, teremos várias obras sobre esse tema”, especificou Carlos Lima.

Segundo o responsável pela Feira do Livro, manter-se-á o desconto de 20 por cento nas obras à venda, assim como promoções especiais, nomeadamente ao nível da literatura infanto-juvenil.

Promover os Açores

Seguindo a dinâmica iniciada em 2014, a edição deste ano do Outono Vivo conta também com um debate protagonizado por vários escritores nacionais, organizado pelo escritor terceirense Joel Neto.

“É fundamental trazer para os Açores a tendência nacional dos festivais e encontros de escritores, contribuindo para a dinamização literária”, explicou o autor de “Arquipélago”, o seu mais recente romance.

“No ano passado, os escritores que cá passaram levaram uma excelente impressão do Outono Vivo e da ilha. Passaram a mensagem e, curiosamente, já tive vários escritores a manifestarem vontade de vir à Praia da Vitória. Isto prova que este encontro tem qualidade e já gera interesse”, adiantou Joel Neto.

“Este evento pauta pelo leque variado de autores presentes, que partilham saberes e vivências na consolidação da nossa identidade própria, o ser açoriano”, referiu.

“No meu ponto de vista, nunca há nada de menos efémero e mais eternizador de um lugar do que aquilo que se escreveu sobre ele”, salientou.

Augusto Oliveira, professor e responsável pela biblioteca da EBI da Praia da Vitória, considera fundamental a contínua aposta na presença de escritores nas escolas, pelo conhecimento que transmitem aos alunos, fomentando a leitura.

“O Outono Vivo é um evento que se caracteriza pela importância da educação literária, havendo sempre uma preocupação na proximidade entre a comunidade escolar e os livros”, destacou.

Programa do Outono Vivo 2015

Com início na sexta-feira, 30, pelas 21h00, decorre a sessão de abertura, subordinada ao tema “Ilha dos Amores”, com a presença do escritor Pedro Chagas Freitas, no Auditório do Ramo Grande (ARG). Uma hora depois, serão inauguradas duas exposições, sendo a primeira subordinada ao tema “Maçonaria no Século XXI – Do Mito à Realidade”, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira (AJAIT), e a segunda alusiva à figura de Gervásio Lima, no foyer do ARG. À mesma hora, na AJAIT, será inaugurada a Feira do Livro, com encerramento previsto para as 00h00.

A 31, sábado, às 10h00, abrem a Feira do Livro e as exposições patentes na AJAIT e ARG. Pelas 14h00, haverá insufláveis para as crianças, no Claustro da AJAIT, seguindo-se, pelas 18h00, o lançamento do livro “Açores numa fusão de sabores”, da Grater, com apresentação de Osório Silva e Pedro Oliveira, na AJAIT. Às 19h00, decorre uma sessão de Showcooking, com Pedro Oliveira, no Bar da AJAIT. Pelas 21h30, terá lugar uma palestra com o escritor José Rodrigues dos Santos, no ARG. Para as 23h00, está agendado um momento musical com António Bulcão, na AJAIT. O encerramento da Feira do Livro e exposições decorre às 00h00. A abertura e encerramento da Feira do Livro e das exposições decorre, todos os dias, às 10h00 e 00h00, respetivamente.

No domingo, dia 01, estarão disponíveis insufláveis para crianças, no Claustro da AJAIT. Pelas 16h00, decorre a peça “A Reviravolta dos Brinquedos”, pelo grupo de teatro “A Sala”, no ARG, seguindo-se a Formação de Fotografia “Luzes da Vitória”, da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, na AJAIT. Pelas 20h30, terá lugar a alocução “O Ex-libris e as artes miniaturais: o glamour do livro”, por David Fernandes Silva, na AJAIT. Uma hora depois, decorre o café-concerto do grupo “Juke & Jam”, na AJAIT.

Segunda-feira, 02, Pelas 10h00 e pelas 14h00, decorrem atividades infanto-juvenis “Ilha dos Amores”, no ARG. Pelas 21h00, o ARG acolhe a sessão de cinema “O Pátio das Cantigas”.

Para a terça-feira, 03, estão previstas atividades infanto-juvenis “Ilha dos Amores”, às 10h00 e às 14h00, no ARG. No mesmo local, pelas 21h00, será exibido o filme “Pátio das Cantigas”.

No dia 04, decorrem atividades infanto-juvenis “Ilha dos Amores”, no ARG, pelas 10h00 e pelas 14h00. Às 21h30, terá lugar o concerto da Filarmónica Espírito Santo da Agualva, no ARG.

A 05, terão lugar, às 10h00 e às 14h00, atividades infanto-juvenis “Ilha dos Amores”, no ARG. Pelas 21h30, decorre a sessão de leitura de “Arquipélago”, com Joel Neto, na AJAIT.

Para o dia 06, estão marcadas para as 10h00 e 14h00 atividades infanto-juvenis “Ilha dos Amores”, no ARG. Às 20h30, será apresentado o romance “Porto do Mistério do Norte”, de Dimas Lopes, com apresentação de Carlos Bessa, na AJAIT. Pelas 21h30, terá lugar a apresentação do livro “1975: O verão quente nos Açores”, de José Andrade. Às 22h30, decorre o café-concerto “Vozes do Fado”, na AJAIT.

No dia 07, estarão disponíveis, no Claustro da AJAIT, pelas 14h00, insufláveis para crianças. Pelas 18h00, será apresentado o livro “Luís Bretão – Um terceirense de causas”, de Isabel Silva, na AJAIT. Pelas 20h30, decorre a alocução “Vida e Obra de Gervásio Lima”, por Carlos Enes, na AJAIT. Pelas 21h30, terá lugar a mesa redonda “Os géneros e o género – formas de expressão literária”, que conta com a participação de Inês Pedrosa, Bruno Vieira Amaral, Ferreira Fernandes, Nuno Costa Santos e Joel Neto, na AJAIT.

No domingo, 08, haverá insufláveis para crianças, no Claustro da AJAIT, às 14h00 e 16h00. À mesma hora, terá lugar um teatro de fantoches, no ARG. Uma hora depois, decorre a apresentação do livro “Poesia não tem Grades”, na AJAIT. Pelas 16h30, terá lugar a Assembleia Legislativa Regional dos Açores (ALRA), no ARG. A sessão de autógrafos com Inês Pedrosa, Bruno Vieira Amaral, Ferreira Fernandes, Nuno Costa Santos e Joel Neto, está marcada para as 15h00, na AJAIT. Pelas 20h30, Elsa Serra apresenta a sua obra, na AJAIT. Uma hora mais tarde, decorre o espetáculo de Mark T. Small, no ARG.

Para a segunda-feira, 09, está agendada a sessão de contos “Ungali”, pela escritora Elsa Serra, na EBI da Praia da Vitória, pelas 09h30. Às 10h00 e 14h00, decorrem atividades infanto-juvenis “Ilha dos Amores”, no ARG. Pelas 11h00, Elsa Serra apresenta “Contos Tradicionais”, na ABI/JI da Aldeia Nova. Entre as 16h00 e as 19h00, decorre o workshop “Oficina de Contadores de Histórias”, com Elsa Serra, na AJAIT. Às 21h30, decorre o “Serão de Contos”, com Valter Peres, Ricardo Ávila e Elsa Serra, na AJAIT.

No dia 10, terão lugar, às 10h00 e ás 14h00, atividades infanto-juvenis “Ilha dos Amores”, no ARG. Pelas 10h00 e 14h00, decorrem as sessões de contos “Ungali”, pela escritora Elsa Serra, na EBI da Praia da Vitória. Entre as 15h30 e as 16h30, terá lugar o workshop “Oficina de Contadores de Histórias”, com Elsa Serra, na AJAIT.

Às 21h30, a “Triplet Band” atua na AJAIT.

A 11, decorrem, pelas 10h00 e 14h00, atividades infanto-juvenis “Ilha dos Amores”, no ARG. Às 21h00, será apresentada a peça “Espelho de Mim”, no ARG, com encenação de Eduarda Borba.

No dia 12, terão lugar atividades infanto-juvenis “Ilha dos Amores”, no ARG, às 10h00 e 14h00. Pelas 21h00, decorre o concerto “Sara Miguel 4 Teto”, na AJAIT.

Para o dia 13, estão agendadas atividades infanto-juvenis “Ilha dos Amores”, no ARG, às 10h00 e 14h00. Às 21h30, atua a Companhia de Dança da AJAIT, no ARG.

A 14, está prevista, pelas 09h30, a abertura do Programa “Maçonaria no Século XXI – Do Imaginário à Realidade”, no ARG, com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória e do Presidente do Instituto Português de Estudos Maçónicos. Pelas 10h00, decorre a Formação da RESTART – Escrita de Humor, na Sala de Formação da AJAIT. O painel “ A Maçonaria na Sociedade Contemporânea”, que decorre à mesma hora, no ARG, terá como convidados, o Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano; o Grão Mestre da Grande Loja Legal de Portugal –GLRP; a Grã Mestre da Grande Loja Feminina de Portugal; o Presidente da Federação Portuguesa do Direito Humano – Ordem Mista Internacional; e o Pres. do Con. Nacional da Ordem Internacional do Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraim. Às 14h00, no Claustro da AJAIT, haverá insufláveis para crianças. À mesma hora inicia-se o ciclo de conferências e debates, subordinadas à temática da Maçonaria, nomeadamente “Histórias da Maçonaria em Portugal”, por António Ventura; “A Maçonaria Portuguesa nos Açores”, por António Lopes; “Maçonarias ou Maçonarias”, por Fernando Lima; Maçonaria e Direitos Humanos”, por Luciano Vilhena; Maçonaria e Solidariedade, por João Alves Dias; O encerramento decorre às 18h30, com o tema “Maçonaria no Séc.XXI – Do Imaginário à Realidade”. Pelas 20h30, está prevista a apresentação dos livros de António Ventura, na AJAIT “A Marinha de Guerra Portuguesa e a Maçonaria” e “Os Constituintes de 1911 e a Maçonaria”. Segue-se às 21h30, o Espetáculo do grupo “Sapateia Açoriana”, no ARG.

No último dia, pelas 10h00, decorre a Formação da RESTART- Escrita de Humor, na Sala de Formação da AJAIT. Às 14h00, haverá Insufláveis para Crianças, no Claustro da AJAIT. Meia hora depois inicia-se o Roteiro de Gervásio Lima, com concentração no Largo da Luz. Pelas 15h00, terá lugar no ARG, a sessão de cinema infantil “A Ovelha Choné”. A entrega de prémios aos vencedores dos concursos literários, prevista para as 17h00, terá lugar na AJAIT. Pelas 18h00, decorre a apresentação do Livro de Carlos Bessa “Entre Castelos”, na AJAIT. O Orfeão da Praia da Vitória realiza um concerto, pelas 21h30, no ARG.

 

 

Imagens do evento

Tags:

Partilhar

Eventos relacionados

Powered by WebTV Solutions