“Angra, Berço do Liberalismo” é o tema das Sanjoaninas 2018 | AzoresTV by VITEC - canal regional com produções dos Açores, vídeos HD e diretos dos melhores eventos da região.

“Angra, Berço do Liberalismo” é o tema da edição de 2018 das maiores festas profanas dos Açores, que se realizam na cidade de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira.

sanjoaninas, festas, cidade, angra, heroismo, 2018

“Angra, Berço do Liberalismo” é o tema das Sanjoaninas 2018

Publicado por: Vitec
2018/01/18 21:30:09
Foto/ CMAH
Foto/ CMAH

“Angra, Berço do Liberalismo” é o tema da edição de 2018 das maiores festas profanas dos Açores, que se realizam na cidade de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira.

 

Em conferência de imprensa, o vice-presidente do Município de Angra do Heroísmo frisou que a edição de 2018 pretende celebrar a Revolta de 22 de junho de 1828 que decorreu na cidade de Angra e culminou com a vitória liberal sobre os Absolutistas.

 

José Gaspar, que este ano assume a organização das festas Sanjoaninas, referiu que “a importância de celebrar esta data, que no passado foi feriado municipal lembrando o período Liberal, tem por objectivo lembrar às novas gerações que não se esqueçam da importância do concelho na génese da primeira manifestação a favor do Liberalismo.”

Para o vice-presidente, o Município, após assumir na totalidade a realização das festas sanjoaninas a partir de 2015, consolidou o modelo, aumentando a participação popular nas festas, bem como o incremento do número de visitantes. “Neste momento as Sanjoaninas são as maiores festividades realizadas na Região Autónoma dos Açores, rivalizando com grandes festividades que ocorrem no continente português. Temos obtido informação através de dados estatísticos que durante os dez dias de festa todos os alojamentos disponíveis na Ilha Terceira se encontram esgotados.”

Em relação ao cartaz das festividades, da autoria do designer Rúben Quadros Ramos, ilustra o amanhecer na cidade, na sequência da noite de 22 de junho de 1828, mantendo a estética e identidade gráfica que tem sido desenvolvida nos últimos anos, e que representa a cidade de forma inequívoca.

 

Segundo o designer, as “Casas coloridas, janelas de vidros miúdos, varandas de ferro fundido, telhas de barro, entre outros detalhes, fazem de Angra uma urbe única. Mais do que figurativo, é o romper da escuridão para um novo capítulo da história nacional.”

E continuou: “Afinal, tal como a lua, o liberalismo crescia e iluminava o céu e as casas das mentes mais despertas. No topo da urbe, está a Fortaleza de São João Baptista, de onde partiu o Batalhão de Caçadores n.º 5, que corajosamente deu início à revolta, prendendo o governador do castelo. Abaixo, entre as calçadas e os edifícios da cidade, surge o Palácio dos Capitães-Generais, onde os militares ergueram as suas espadas por D. Pedro IV e prenderam o capitão-general. Mais do que dar forma e cor às Sanjoaninas 2018, este cartaz demonstra como Angra é uma fonte de inspiração para celebrar os costumes, os valores e a vida humana”, afirmou.

 

A edição de 2018 das festas Sanjoaninas vai decorrer entre os dias 22 de junho e 1 de julho.

 

Foto/ CMAH

Imagens de notícias

Categorias:
Tags:

Partilhar

Powered by WebTV Solutions