Dia Internacional da Mulher assinalado nos Açores

Publicado por: VITEC2
2018/03/06 20:37:20
Visualizações: 409

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, é assinalado nos Açores com a realização de uma sessão comemorativa na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, numa iniciativa conjunta das secretarias regionais da Solidariedade Social e da Educação e Cultura.

 

Durante todo o dia estará patente no átrio de entrada o livro "Dos privilégios e praerogativas q ho género feminino te por dereito comu & ordenações do reyno mais que ho género masculino", um raro exemplar do século XVI que pertence ao espólio da Biblioteca.

 

A obra, cuja temática é bastante original para a época em causa, foi publicada em 1557, sendo seu autor o açoriano Ruy Gonçalves, Lente de Instituta na Universidade de Coimbra e, mais tarde, advogado da Casa da Suplicação em Lisboa. Foi o primeiro açoriano a publicar um livro e também o primeiro autor português a defender a igualdade de género, tendo sido durante séculos o único a fazê-lo.

 

Na comemoração desta efeméride, a Biblioteca promove a realização de uma conferência sobre “A família e os seus membros – do poder de alguns aos direitos de todos”, que será proferida pelo Juiz Conselheiro Álvaro Laborinho Lúcio, no auditório da Biblioteca, pelas 20h00.

 

A data será igualmente assinalada em Angra do Heroísmo, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, com a realização, pelas 21H30, do concerto “Mulheres na Música”, com Antonella Barletta (piano) e Sara Miguel (canto).

 

Neste concerto serão interpretados temas compostos por mulheres, celebrizados por mulheres ou em que a mulher é a inspiração central.

 

Antonella Barletta, com uma vasta formação musical, tem sido presença assídua em apresentações ao público nas mais diversas vertentes musicais e integrando outras formações, enquanto Sara Miguel é formada em Canto Jazz pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e tem tido um vasto percurso, tanto a nível de espetáculos, como em termos da sua formação artística.

 

 

Texto/GaCS/VITEC

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags:
Powered by WebTV Solutions