Autarquia da Praia prepara roteiro que viaja das Lutas Liberais à Base das Lajes | AzoresTV by VITEC - canal regional com produções dos Açores, vídeos HD e diretos dos melhores eventos da região.

A Câmara Municipal da Praia da Vitória está organizar um roteiro que tem como polos a ligação do concelho a momentos importantes da história militar nacional e internacional, como é o caso das Lutas Liberais, da II Guerra Mundial ou da Guerra Fria.

roteiro, historia, militar, forte, base, lajes, praia, vitoria

Autarquia da Praia prepara roteiro que viaja das Lutas Liberais à Base das Lajes

Publicado por: Vitec
2018/04/24 00:50:43
Foto/ CMPV
Foto/ CMPV

A Câmara Municipal da Praia da Vitória está organizar um roteiro que tem como polos a ligação do concelho a momentos importantes da história militar nacional e internacional, como é o caso das Lutas Liberais, da II Guerra Mundial ou da Guerra Fria.

           

“Por diversas vezes, a história da Praia e da Terceira confunde-se com a história nacional e internacional. Acreditamos que esse património tem todas as condições para ser apresentado como produto turístico, mas também como elemento de compreensão e formação da nossa história enquanto comunidade. É esta a base do trabalho que estamos a desenvolver, visando reforçar a oferta turística do concelho”, explica o vereador Tiago Ormonde.

 

A prática, estão identificados dois polos desse roteiro: o Forte de Santa Catarina, no Cabo da Praia, e o núcleo expositivo da Força Aérea Portuguesa, na Base das Lajes.

 

“No primeiro caso, pretendemos que seja o ponto de partida para a compreensão e visitação da ligação da Praia às Lutas Liberais. Nesta fortificação – a única existente da muralha defensiva da baía que testemunhou a batalha de 11 de agosto de 1829 -, pretendemos concretizar, por um lado, uma exposição que integre o visitante nesse período histórico e, por outro, organizar diversos momentos e espaços que lhe permitam experienciar esse período”, adianta.

 

“No caso do núcleo expositivo existente na Base das Lajes, já iniciamos o aprofundamento da cooperação com o comandante da BA4, no sentido de reforçarmos o espaço existente e criarmos um projeto que, ao ser visitado, introduza os turistas no papel daquela infraestrutura no desenvolvimento local, assim como a sua importância na II Guerra Mundial, na Guerra-fria e na geopolítica mundial”, pormenoriza.

 

Segundo o autarca, no roteiro serão também integrados outros pontos – caso das trincheiras nos Biscoitos, das ruínas ainda existentes da muralha defensiva da ilha, da Serra do Cume, entre outros locais – que, na sua globalidade garantam, por um lado, uma possibilidade de visitação com alguma duração na cidade e no Concelho e, por outro, agreguem o património militar existente no Concelho, tornando-o num produto turístico.

 

 

“Em vários momentos, recebemos informação que atesta a atratividade deste produto, quer para antigos militares que passaram na Base das Lajes, nomeadamente norte-americanos, quer outros turistas que têm curiosidade e vontade em conhecer esses episódios. Por outro lado, estamos apostados em reforçar a nossa oferta turística, que, aproveitando o aumento dos fluxos na ilha, potencie estadias com períodos alargados no Concelho, com impacto na economia local”, sublinha.

 

“Convém sublinhar que este projeto não pretende colocar a Praia da Vitória como o centro do turismo militar na Terceira. Aliás, acreditamos que o sucesso desta iniciativa depende, em parte, da sua interligação com o núcleo museológico na Boa Nova, afeto ao Museu de Angra, assim como com o Município de Angra do Heroísmo. A nossa visão global é que, todo o património (material e imaterial) militar existente e estudado possa ser enquadrado num grande roteiro de turismo militar, que reforce a oferta turística da ilha. Estamos a trabalhar afincadamente na parte que pode ser visitável na Praia, mas queremos reforçar as parcerias com outras entidades e instituições para irmos mais além”, conclui Tiago Ormonde.

 

Texto/ CMPV/ VITEC

Foto/ CMPV

 

 

Imagens de notícias

Categorias:
Tags:

Partilhar

Powered by WebTV Solutions