Nos 44 anos do 25 de Abril o Presidente da República fez um apelo à "renovação do sistema político" | AzoresTV by VITEC - canal regional com produções dos Açores, vídeos HD e diretos dos melhores eventos da região.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, alertou hoje contra os populismos, messianismos, num discurso na sessão comemorativa do 25 de Abril, no parlamento, em que fez um apelo à renovação do sistema político.

25, abril, renovaçao, politica, presidente, republica, discurso

Nos 44 anos do 25 de Abril o Presidente da República fez um apelo à "renovação do sistema político"

Publicado por: Vitec
2018/04/25 13:57:39
Foto/ LUSA
Foto/ LUSA

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, alertou hoje contra os populismos, messianismos, num discurso na sessão comemorativa do 25 de Abril, no parlamento, em que fez um apelo à "renovação do sistema político".

 

No final do discurso, numa sala decorada, como sempre, com cravos vermelhos, flor-símbolo do 25 de Abril, que derrubou a ditadura em 1974, Marcelo foi aplaudido, de pé, pelo PSD, CDS e PS e os deputados do PCP, BE e PEV levantaram-se, mas não bateram palmas.

 

O Presidente fez um discurso de apenas 15 minutos, e apelou, uma vez mais, à "capacidade de renovação do sistema político e de resposta dos sistemas sociais, de antecipação de desafios, de prevenção de erros ou omissões".

 

"Não confundimos o patriotismo de que nos orgulhamos com hipernacionalismos claustrófobos, xenófobos, que nos envergonhariam. Nem confundimos o prestígio ou a popularidade mais ou menos conjuntural de um ou mais titulares de poder com endeusamento ou vocação salvífica", declarou.

 

Ainda no Palácio de São Bento, tempo houve para ouvir, nas escadarias, interiores, os antigos orfeonistas de Coimbra cantar "Traz Outro Amigo Também".

 

Texto/ Lusa/ Vitec

Foto/ Lusa 

Imagens de notícias

Categorias:
Tags:

Partilhar

Powered by WebTV Solutions