Câmara do Comércio de Angra debate Transportes | AzoresTV by VITEC - canal regional com produções dos Açores, vídeos HD e diretos dos melhores eventos da região.

A Direção da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) reuniu, ontem, dia 10 de maio, com a Secretária Regional dos Transportes, Ana Amorim da Cunha, num encontro onde foram abordadas várias quest&ot...

câmara, de, comércio, angra, transportes, acessibilidades, terceira

Câmara do Comércio de Angra debate Transportes

Publicado por: VITEC
2018/05/11 17:30:01
Foto/ CMAH
Foto/ CMAH

A direção da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) reuniu, ontem, dia 10 de maio, com a Secretária Regional dos Transportes, Ana Amorim da Cunha, num encontro onde foram abordadas várias questões relativamente ao transporte de mercadorias e transporte de passageiros de e para a Região.

 

Em relação ao transporte marítimo de carga, a CCAH mantém a sua posição de que o modelo de transporte atual não serve a Região e reitera a posição dos seus associados de que o modelo existente é imprevisível e por isso, causa problemas graves aos empresários e consequentemente, à economia.

 

A Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo apresentou ainda dados fornecidos pelas suas empresas associadas, que atestam o incumprimento na escala dos navios que chegam ao Porto da Praia da Vitória. Esses dados revelam que em 2017, uma média de incumprimento na escala de chegadas previstas na ordem dos 46,4%. Já em 2018, verificou-se, em fevereiro 62%, em março 70,5% e em abril 82% de incumprimentos nas escalas previstas.

 

A entidade afirma ainda a urgência na aquisição de uma grua para o Porto da Praia da Vitória, uma vez que a existente está constantemente avariada. A CCAH congratulou-se com a decisão tomada de avançar com o projeto no Porto da Praia da Vitória e aguarda com expetativa a apresentação do estudo promovido pela Portos dos Açores. Registou ainda, a abertura da titular da pasta dos Transportes quanto à participação da CCAH no processo de preparação do caderno de encargos do concurso internacional a lançar brevemente.

 

No que concerne ao transporte aéreo de carga, a direção da CCAH alerta para a urgência de resolução dos problemas existentes ao nível do transporte de cargas de e para a Região e para os elevados prejuízos que este problema tem provocado ao tecido empresarial. Chama atenção ainda para a necessidade de rapidamente avançar com a construção do terminal de cargas na Aerogare das Lajes, sem esquecer a colocação de frio que permita o acondicionamento de produtos frescos da Ilha Terceira e restantes Ilhas que necessitem que o seu produto seja expedido por esta ilha.

 

No que diz respeito ao transporte de passageiros, a direção da CCAH manifestou preocupação com diversas questões nomeadamente com, o o atraso na construção da rampa ro-ro (roll/on rol/off) no Porto das Pipas, com a suspensão da Linha Lilás nas rotas da Atlânticoline, com a falta de lugares nos voos inter-ilhas durante a época alta e ainda com o insucesso da negociação entre a Delta Airlines e a SATA Air Açores no que diz respeito ao encaminhamento dos passageiros vindos do voo de Nova Iorque para as restantes ilhas dos Açores.

 

Por fim, a direção da CCAH aguarda que a breve trecho existam soluções concretas para a respetiva resolução.

 

Texto/ CCAH / VITEC 

Foto/ CMAH

Imagens de notícias

Categorias:
Tags:

Partilhar

Powered by WebTV Solutions