Museu de Angra apresenta mostra de paramentaria da Igreja do Colégio | AzoresTV by VITEC - canal regional com produções dos Açores, vídeos HD e diretos dos melhores eventos da região.

O Museu de Angra inaugura sábado, 14 de março, pelas 15h00, uma mostra intitulada Vestir a Fé |Paramentos Antigos nos Açores: os exemplares da Igreja do Colégio, que estará patente até 10 de maio, no 1.º momento da exposição Do Mar e da Terra... uma hi...

museu, angra, exposição, paramentos, igreja, colégio

Museu de Angra apresenta mostra de paramentaria da Igreja do Colégio

Publicado por: Vitec
2015/03/11 15:52:57

O Museu de Angra inaugura sábado, 14 de março, pelas 15h00, uma mostra intitulada "Vestir a Fé |Paramentos Antigos nos Açores: os exemplares da Igreja do Colégio", que estará patente até 10 de maio, no 1.º momento da exposição "Do Mar e da Terra... uma história no Atlântico".

 

Na inauguração, Maria Manuel Velasquez Ribeiro fará uma comunicação sobre a singularidade das peças de paramentaria expostas, pertencentes à Igreja do Colégio de Angra do Heroísmo, que se destacam pela sua antiguidade – finais do século XV e princípios do século XVI – e pela sua suposta manufatura inglesa.

 

Com esta iniciativa, realizada em parceria com a Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, o Museu de Angra do Heroísmo dá início a um novo projeto, intitulado "Museu Adentro", que visa divulgar e potenciar as coleções e as áreas temáticas representadas no seu acervo.

 

No âmbito desta iniciativa, o museu organizará periodicamente mostras de peças oriundas das suas reservas ou facultadas por entidades externas que, pela sua natureza ou função, se associem às temáticas dos diferentes núcleos que compõem a exposição "Do Mar e da Terra… uma história no Atlântico".

 

Com este projeto, o Museu de Angra do Heroísmo pretende continuar a chamar a comunidade em se insere, facultando formação e informação no âmbito da história, da arte, da religião e também da ciência e da técnica.

 

A cada uma das mostras será associada uma comunicação de um especialista ou técnico, de forma a explicitar o valor patrimonial, museológico ou afetivo das obras ou artefactos expostos.

 

Paralelamente, será editado um boletim em formato digital que, mediante a colaboração com diversos fotógrafos, complementará o descritivo ou comentário das peças com uma fotografia de natureza artística, de forma a valorizá-las esteticamente.

Imagens de notícias

Tags:

Partilhar

Powered by WebTV Solutions