Novo programa de apoio ao cuidador reflete necessidades efetivas de cuidadores e dependentes, afirma Andreia Cardoso | AzoresTV by VITEC - canal regional com produções dos Açores, vídeos HD e diretos dos melhores eventos da região.

O Programa Regional de Reestruturação do Serviço Domiciliário e de Apoio aos Cuidadores decorrerá nos anos de 2015 e 2016. A Região Autónoma dos Açores está totalmente abrangida pela rede de Serviços de Apoio Domiciliário (SAD), dispondo de 41 serviços...

novo, programa, apoio, cuidador, solidariedade, social, açores

Novo programa de apoio ao cuidador reflete necessidades efetivas de cuidadores e dependentes, afirma Andreia Cardoso

Publicado por: Vitec
2015/04/01 20:55:34

A Secretária Regional da Solidariedade Social afirmou hoje, em Angra do Heroísmo, que o Programa Regional de Reestruturação do Serviço Domiciliário e de Apoio aos Cuidadores acautela questões fundamentais para os cuidadores de pessoas idosas e dependentes.

 

Andreia Cardoso, que falava na apresentação do programa, salientou que o documento prevê a necessidade de “reservar um conjunto de camas nas estruturas residenciais que permitam o descanso do cuidador”, considerando também “fundamental garantir que os cuidadores estão municiados das ferramentas necessárias ao idoso ou à pessoa com dependência” que têm a seu cargo.

 

O programa hoje apresentado pretende contribuir para a permanência das pessoas idosas e das pessoas dependentes no seu meio de origem, evitando ou retardando a sua institucionalização e garantindo, simultaneamente, o apoio aos cuidadores informais.

 

“Este programa visa duas grandes vertentes, uma primeira que é a de reestruturação dos serviços de apoio ao domicílio e uma segunda que é um apoio dirigido ao cuidador”, salientou a Secretária Regional.

 

Andreia Cardoso frisou que a primeira fase do processo consistiu numa caraterização dos serviços disponíveis, quer do ponto de vista das instituições, quer das necessidades dos utentes.

 

O programa prevê quatro eixos de intervenção, nomeadamente a reorganização dos serviços de apoio domiciliário, a sensibilização e (in)formação dos cuidadores, a prestação de apoio psicossocial e de suporte psicológico aos cuidadores informais e a promoção do descanso dos cuidadores informais.

 

Andreia Cardoso referiu ainda que “uma das questões que também está prevista neste programa é a avaliação das listas de espera das estruturas residenciais”, acrescentando que “a resposta do serviço de apoio ao domicílio, devidamente reestruturada, poderá ser capaz de responder às necessidades do idoso ou da pessoa dependente”.

 

O Programa Regional de Reestruturação do Serviço Domiciliário e de Apoio aos Cuidadores decorrerá nos anos de 2015 e 2016.

 

A Região Autónoma dos Açores está totalmente abrangida pela rede de Serviços de Apoio Domiciliário (SAD), dispondo de 41 serviços com uma capacidade instalada que permite servir mais de 2.600 pessoas.

Imagens de notícias

Tags:

Partilhar

Powered by WebTV Solutions