Vasco Cordeiro destaca oportunidade da visita de Congressistas dos EUA às Lajes | AzoresTV by VITEC - canal regional com produções dos Açores, vídeos HD e diretos dos melhores eventos da região.

O presidente do Governo dos Açores destacou a oportunidade da visita à Base das Lajes de uma delegação de Congressistas dos Estados Unidos, uma vez que corresponde a mais uma manifestação de interesse do Congresso relativamente ao processo da anun...

vasco, cordeiro, congressistas, base, lajes, ilha, terceira

Vasco Cordeiro destaca oportunidade da visita de Congressistas dos EUA às Lajes

Publicado por: Vitec
2015/05/10 19:56:05
''
''

O presidente do Governo dos Açores destacou a oportunidade da visita à Base das Lajes de uma delegação de Congressistas dos Estados Unidos, uma vez que corresponde a mais uma manifestação de interesse do Congresso relativamente ao processo da anunciada intenção de redução do contingente norte-americano na ilha Terceira.

 

“Eu gostaria de salientar a oportunidade desta visita e o facto de ela corresponder a mais uma manifestação do interesse e do acompanhamento que, desde a primeira hora, tem sido feito por esta coligação de amigos dos Açores” que foi possível construir no Congresso dos EUA, afirmou Vasco Cordeiro.

 

O presidente do Governo falava na ilha Terceira, onde se deslocou, este sábado, uma delegação de Congressistas dos EUA, liderada por Devin Nunes, e que integra outros Congressistas com ligações aos Açores, caso de David Valadão e Jim Costa, entre outros.

 

“Esta visita confirma este interesse e esta atenção muito cuidada que tem sido dada a este assunto e naturalmente que, da parte do Governo dos Açores, aquilo que fazemos, como sempre temos feito, é dar nota das nossas preocupações, dos aspetos que devem ser acautelados numa relação histórica e diplomática como a que existe entre Portugal e os EUA”, salientou Vasco Cordeiro.

 

Em declarações aos jornalistas na ilha Terceira, onde recebeu a delegação do Congresso, o presidente do Governo salientou, ainda, “a articulação que existe com o Ministério dos Negócios Estrangeiros sobre esta matéria, num trabalho que permite que Portugal se afirme, neste momento e neste assunto, a uma só voz”.

 

Esta articulação tem permitido chamar a atenção para a importância do assunto Lajes para as relações bilaterais entre Portugal e os EUA e, também, dar nota dos aspetos que o Governo dos Açores deseja ver acautelados, no âmbito da anunciada intenção norte-americana de reduzir a sua presença na Base das Lajes.

 

Vasco Cordeiro adiantou, ainda, que esta visita constituiu uma oportunidade para que estes Congressistas dos Estados Unidos pudessem conhecer, no terreno e de forma mais profunda, as razões que assistem ao Governo dos Açores neste processo.

 

Foto/ Gacs

Imagens de notícias

Tags:

Partilhar

Powered by WebTV Solutions