Chuva Forte em Angra | AzoresTV by VITEC - canal regional com produções dos Açores, vídeos HD e diretos dos melhores eventos da região.

11 pessoas realojadas e 64 ocorrências por causa da chuva forte e do transbordo de duas ribeiras em Angra do Heroísmo, segundo fonte do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).

mau, tempo, angra, cidade, tempestade, açores

Chuva Forte em Angra

Publicado por: Vitec
2015/09/04 22:39:24
'Foto/ Paulo Gil - Alfândega em Angra do Heroísmo '
'Foto/ Paulo Gil - Alfândega em Angra do Heroísmo '

11 pessoas realojadas e 64 ocorrências por causa da chuva forte e do transbordo de duas ribeiras em Angra do Heroísmo, segundo fonte do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).

O caos instalou-se no centro histórico – Praça Velha, Ladeira de São Francisco, Rua Direita, Páteo da Alfândega e Marina - e em zonas contíguas à cidade, nomeadamente Posto Santo, Ribeirinha e São Bento.

 

As inundações em moradias e as estradas obstruídas, com pedras levantadas da calçada e lama, resultaram de um registo de elevada precipitação de 19 litros por metro quadrado na parte sul da ilha Terceira, entre as 14h00 e as 15h00 (hora local), intensificando-se na hora seguinte, sob alerta laranja há vários dias, conforme o aviso meteorológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). 

O mesmo aviso explica que a chuva forte registada na ilha Terceira, no Grupo Central do Arquipélago dos Açores, deveu-se ao “rápido desenvolvimento de uma linha de instabilidade, intensificada pela orografia”. Esta mesma linha de instabilidade está deslocar-se para leste, adianta ainda o IPMA, o que significa que "poderá provocar precipitação forte também nas ilhas do Grupo Oriental" nos próximos dias.

 

Em Angra do Heroísmo estiveram no terreno meios dos serviços municipais, bombeiros, obras públicas e PSP para dar apoio no trabalho de limpeza das vias, havendo algumas estradas intransitáveis até ao momento.

O Serviço Municipal de Angra do Heroísmo da Protecção Civil registou 150 pedidos de ajuda e dois feridos ligeiros devido a queda.

 

Quanto à avaliação dos estragos, o presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, tem já agendada uma reunião com Álamo Meneses, nos Paços do Concelho de Angra do Heroísmo, dia 7 de setembro, para analisar os danos ocorridos no município e preparar as medidas necessárias para minimizar as suas consequências, avançou o gabinete de apoio à comunicação social do Governo Regional. 

 

 

Foto/ Paulo Gil

Imagens de notícias

Tags:

Partilhar

Powered by WebTV Solutions