Curato de São Carlos celebra “Missa do Galito” | AzoresTV by VITEC - canal regional com produções dos Açores, vídeos HD e diretos dos melhores eventos da região.

Celebração envolve crianças da catequese e realiza-se pelo terceiro ano consecutivo

missa, galo, sao, carlos, angra, diocese

Curato de São Carlos celebra “Missa do Galito”

Publicado por: Vitec
2015/12/23 00:50:51

O Curato de São Carlos, em Angra do Heroísmo, vai celebrar esta quinta-feira pelo terceiro ano consecutivo a “Missa do Galito”, pelas 18h30.

Trata-se de uma vigília que segue a liturgia da primeira missa de Natal, que tradicionalmente se realiza à meia-noite, mas que por envolver crianças da catequese que habitualmente não iam à missa do Galo devido ao horário, a paróquia decidiu antecipar.

Durante esta vigília realiza-se uma recriação da noite de Natal segundo o Evangelho e será este o único texto lido pelas crianças.

Por isso, na “missa”, as crianças irão representar cenicamente os vários quadros do nascimento de Jesus tal qual são relatados no Evangelho, desde a entrada de Maria ainda grávida até ao nascimento de Jesus.

 

Na Diocese de Angra é o único lugar onde a Vigília de Natal tem este nome. Nesta quadra existem 4 missas: a vigília vespertina do dia 24, a Missa do Galo à meia-noite desse mesmo dia; depois no dia de Natal ao alvorecer e, ainda, durante o dia.

De acordo com o missal romano a missa do Galo foi instituída no século V e segundo a tradição tem esse nome na medida em que à meia-noite do dia 24 de dezembro um galo teria cantado, anunciando a vinda do Messias.

A Missa do Galo celebra-se em todas as paróquias da Diocese, embora em horários diferentes, durante a noite. Este ano, o Bispo de Angra celebrará na Sé, em Angra do Heroísmo e o Bispo Coadjutor, na Igreja Matriz de Ponta Delgada.

 

Recorde-se que São Carlos vive estas festas, pela segunda vez, com o estatuto de Curato, obtido já este ano. Um estatuto que lhe deu autonomia administrativa e financeira face à paróquia que integrava- São Pedro de Angra. Além da igreja “mãe” o Curato possui uma ermida contígua ao passal paroquial, cuja reconstrução terminou há 22 anos e onde se celebra a eucaristia, todos os sábados.

No Curato de São Carlos residem 1633 pessoas, distribuídas por 672 habitações. Além da Escola Padre Tomás de Borba, funcionam também neste lugar, diversas valências da Santa Casa da Misericórdia de Angra, nomeadamente a Escola Profissional do concelho de Angra.

 

Texto/ Igreja Açores/ VITEC

Foto/ Igreja Açores

Imagens de notícias

Tags:

Partilhar

Powered by WebTV Solutions