Noite de Reis em São Bartolomeu dos Regatos | AzoresTV by VITEC - canal regional com produções dos Açores, vídeos HD e diretos dos melhores eventos da região.

A Igreja Paroquial de São Bartolomeu de Regatos celebra a Epifania dos Reis a 9 de Janeiro, às 20h00, com Eucaristia e um sarau cultural.

a, igreja, paroquial, de, são, bartolomeu, de, regatos, celebra, a, epifania, dos, reis, a, 9, de, janeiro, às, 20h00, com, eucaristia, e, um, sarau, cultural

Noite de Reis em São Bartolomeu dos Regatos

Publicado por: Vitec
2016/01/08 23:19:15

A Igreja Paroquial de São Bartolomeu de Regatos celebra a Epifania dos Reis a 9 de Janeiro, às 20h00, com Eucaristia e um sarau cultural, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.

 

A comunidade paroquial de São Bartolomeu de Regatos, em Angra do Heroísmo, tem mantido viva esta tradição ao longo dos anos garantindo anualmente a participação das várias forças vivas da freguesia, seguindo-se depois um sarau cultural.

A Eucaristia será presidida pelo Ouvidor da ilha Terceira, o Pe. António Henrique Pereira, e animada pelos grupos culturais da freguesia.

A celebração terá o seu início com o cantar ao menino pelo Grupo de Reis da Filarmónica do Espírito Santo da Casa do Povo e os cânticos da celebração da eucaristia estarão a cargo do Grupo Coral e do Grupo de Jovens XTO.

A apresentação das oferendas será feita em formato de dança pela Academia de Dança de S. Bartolomeu e o cântico da Comunhão será executado pelo Grupo Folclórico e Etnográfico «Memórias da nossa gente», ficando o momento de ação de graças assegurado pelos cantadores e tocadores.

Depois da bênção e do final da Eucaristia, segue-se o sarau cultural com a apresentação e atuação dos grupos: Grupo Folclórico e Etnográfico «Memórias da nossa gente», Grupo Coral, Grupo de Violas da Junta de Freguesia, Filarmónica do Espírito Santo da Casa do Povo, Cantadores João Ângelo e José Eliseu e tocadores, Grupo de Jovens XTO e Academia de Dança de S. Bartolomeu.

 

O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, é aquele em que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita de “alguns magos do oriente” (Mateus 2:1)

A data marca, para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos Belchior, Gaspar e Baltazar.

Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios – sendo o dia em que são desarmados os presépios e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios.

Há no entanto comunidades nos Açores em que esta tradição do presépio se mantém até às Estrelas, de 31 de janeiro para 1 de fevereiro.

 

Texto e foto/ Igreja Açores/ VITEC

Imagens de notícias

Partilhar

Powered by WebTV Solutions