Altares com novo lar de idosos | AzoresTV by VITEC - canal regional com produções dos Açores, vídeos HD e diretos dos melhores eventos da região.

O novo Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia dos Altares, inaugurado dia 11 de janeiro, representou um investimento do Governo dos Açores superior a dois milhões de euros.

novo, lar, idosos, altares, ilha, terceira, governo, açores

Altares com novo lar de idosos

Publicado por: Vitec
2016/01/18 21:44:40

A Secretária Regional da Solidariedade Social revelou, na ilha Terceira, que o novo Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia dos Altares, hoje inaugurado, representou um investimento do Governo dos Açores superior a dois milhões de euros.

 

“A construção do Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia dos Altares representa um investimento do Governo Regional dos Açores de cerca de 2,2 milhões de euros e permitiu a criação de uma estrutura com condições para acolher 21 idosos”, afirmou Andreia Cardoso, salientando que a construção deste equipamento, à semelhança de outros construídos em pequenas comunidades do arquipélago, reflete “de forma inequívoca” a opção do Governo dos Açores na criação e consolidação de uma rede de serviços de apoio social descentralizada e de proximidade.

 

Na sua intervenção na cerimónia de inauguração, a que presidiu em representação do Presidente do Governo, a Secretária Regional frisou ainda que, “a par do aumento da capacidade das respostas tradicionalmente dirigidas à população idosa, assiste-se também a uma aposta em respostas alternativas ao acolhimento em lar, de que são exemplo os centros de dia e os centros de noite, que cumprem a função de combate ao isolamento e à solidão, bem como de apoio às famílias no cuidado aos idosos”.

 

Andreia Cardoso destacou também o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no sentido da reestruturação do Serviço de Apoio ao Domicílio, projeto que engloba, “numa dimensão muito significativa”, o apoio aos cuidadores informais.

 

A Secretária Regional revelou ainda que, em breve, a rede de apoio existente verá a sua capacidade alargada e melhoradas as condições de resposta, mercê das novas vagas e das vagas reabilitadas que resultarão da construção do Lar e Centro de Dia de São Sebastião, também na ilha Terceira, da criação dos centros de dia e de noite nas Cinco Ribeiras, da ampliação do Lar de Idosos da Piedade, no Pico, ou ainda da criação do Centro de Apoio aos Idosos da Maia, em São Miguel.

 

“O conceito basilar de todo o programa apoia-se na cooperação interinstitucional, não apenas numa lógica de otimização ou sustentabilidade, mas num claro reconhecimento do papel fundamental que todas as instituições desempenham na oferta de respostas sociais aos Açorianos”, frisou Andreia Cardoso.

 

Foto/ Gacs 

Imagens de notícias

Tags:

Partilhar

Powered by WebTV Solutions