Movimento da Mensagem de Fátima prepara visita da Imagem Peregrina à ilha Terceira | AzoresTV by VITEC - canal regional com produções dos Açores, vídeos HD e diretos dos melhores eventos da região.

Imagem estará na ilha Terceira entre 21 e 28 de fevereiro.

mensagem, fatima, visita, imagem, fátima, diocese, angra

Movimento da Mensagem de Fátima prepara visita da Imagem Peregrina à ilha Terceira

Publicado por: Vitec
2016/02/05 00:45:18

O Movimento da Mensagem de Fátima será o principal colaborador da ouvidoria da Terceira na organização da visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, durante os sete dias que permanecerá na ilha .

 

O Secretariado Diocesano do Movimento esteve reunido esta segunda feira à noite e ficou decidido que em todas as paragens da Virgem Peregrina, nas Igrejas jubilares da Matriz da da Praia da Vitória, dos Santuários da Serreta e Conceição e na Sé de Angra, assegurará uma celebração mariana, animada especialmente pelos jovens do Movimento. Além disso, serão os seus responsáveis que vão ficar encarregues do manuseamento da imagem sempre que ela tiver de ser transportada de uma igreja para outra.

“É uma grande responsabilidade mas também esperamos que seja um momento para nos fortalecermos e fortalecermos o movimento”, disse ao Sítio Igreja Açores o responsável diocesano Nelson Gonçalves.

O Movimento da Mensagem de Fátima possui 24 núcleos ativos na ilha terceira e espera com este momento “poder crescer”.

“Está toda a gente motivada e empenhada para que tudo corra bem e por isso, acreditamos que pode ser um bom momento para o movimento”, precisou ainda o dirigente.

 

Saliente-se que a Imagem Peregrina, na ilha Terceira, à semelhança do que irá acontecer na Horta e aconteceu em Ponta Delgada, Povoação e Vila do Porto, permanecerá apenas nas igrejas jubilares, cumprindo as orientações diocesanas, definidas no inicio do ano pastoral. Houve outras ouvidorias em que a Imagem permanecendo na mesma igreja acabou por percorrer todas as paróquias.

Além da preparação da visita da Virgem Peregrina, o Movimento está também “empenhado” na realização de um encontro e dois retiros para jovens. O Encontro de mensageiros realiza-se no próximo dia 12 de março, no Seminário Episcopal de Angra, entre as 9h00 e as 15h30 e destina-se aos mensageiros e a todos os que sejam próximos do movimento.

“Entendemos este encontro como mais uma etapa de dinamização do movimento aqui na ilha”, referiu Nelson Gonçalves.

 

Ainda em março- de 5 a 7- e depois em abril entre 1 e 3- realizar-se-ão os retiros para jovens, na casa da Irmandade do Livramento, em Porto Martins. O primeiro será segundo o esquema zero do Movimento e o segundo “ainda está a ser equacionado pois gostaríamos que pudesse ser inter-geracional”, adiantou o dirigente.

No plano de actividades do Movimento está ainda a realização de três peregrinações: a das crianças entre 8 e 11 de junho; a nacional e a de Tui e Ponte Vedra, de 15 a 21 de julho e a dos doentes, de 9 a 14 de setembro.

“Entregámos ontem as fichas de inscrição. Queríamos ter uma boa participação quer na Terceira quer em São Miguel, esperando que possamos ter também outras ilhas representadas”, sublinhou Nelson Gonçalves.

 

Texto e Foto/ Igreja Açores 

Imagens de notícias

Tags:

Partilhar

Powered by WebTV Solutions