Festival Internacional de Contistas regressa à Praia da Vitória | AzoresTV by VITEC - canal regional com produções dos Açores, vídeos HD e diretos dos melhores eventos da região.

Evento vai integrar Rede do Atlântico

contos, festival, internacional, praia, vitória

Festival Internacional de Contistas regressa à Praia da Vitória

Publicado por: Vitec
2016/05/13 22:01:51

Entre os dias 2 e 4 de junho terá lugar a II edição do Festival Internacional de Contistas, intitulado “Conto Contigo na Praia”, na Praia da Vitória, que integra, a partir deste ano, a Rede Atlântica de Festivais de Narração Oral. 

Segundo Tibério Dinis, vereador da Cultura da autarquia praiense, “acolhemos, uma vez mais, na Praia da Vitória, o Festival Internacional de Contistas, no sentido de promovermos a narração oral junto da comunidade.”

“Gostaria de destacar que será assinado um protocolo entre os responsáveis dos festivais atlânticos, nomeadamente “Conto Contigo na Praia” (Açores); “Terra Incógnita” (Lisboa); “Atlántica” (Santiago de Compostela); “Era uma vez no Atlântico” (Madeira); e “Centro do Imaginário Arturiano” (Bretanha), com vista à criação da Rede Atlântica de Festivais de Narração Oral. A assinatura do documento colocará o “Conto Contigo na Praia” no panorama internacional dos festivais de contos, contribuindo para levar o nome do nosso Concelho além-fronteiras”, evidenciou.

“É importante referir ainda que esta edição irá abranger todas as escolas da Praia da Vitória e diversos centros de convívio, bem como as infraestruturas municipais e outros espaços privados existentes no Concelho. Pretendemos, desta forma, alcançar públicos de diferentes faixas etárias”, acrescentou.

Valter Peres, responsável pelo Festival Internacional de Contistas da Praia da Vitória, considera que este evento vem enriquecer a vertente cultural local, reforçando a importância da tradição oral.

“Considerando a recetividade da população no ano transato, decidimos diversificar o Festival. Este ano, existem quatro atividades dedicadas a adultos e será realizada uma maratona de contos entre os diversos contistas locais, na qual iremos desafiar a plateia a contar também uma história ou lenda com a qual se identifique”, explicou.

Para Ricardo Martins, contador de histórias, “é fundamental manter viva a tradição oral, que caracteriza a nossa terra e as nossas gentes. Existem diversas histórias nos Açores que se não forem contadas irão perder-se.”

“Com o aparecimento das novas tecnologias, a riqueza da narração oral está a desaparecer. Deste modo, é necessário incentivar as novas gerações a ouvirem histórias, no sentido de as divulgarem junto de amigos e familiares, impedindo que esta tradição se perca”, frisou.

 

A II edição do Festival Internacional de Contistas da Praia da Vitória conta com a participação de uma dezena de contadores de histórias, designadamente Soledad Felloza; Vítor Fernandes; Ana Sofia Paiva; Valter Peres; Sofia Maul; Paulo Freitas; Flávia Medeiros; Ricardo Martins; Nisa Cabral e Ricardo Ávila.

Esta iniciativa, orçada em 4.500 euros, conta com o apoio da Direção Regional da Cultura e da SATA.

 

Programa

 

O Festival tem início no dia 02, pelas 10h00, na Escola Básica e Jardim de Infância da Casa da Ribeira, com uma sessão de contos protagonizada por Ricardo Martins. À mesma hora as escolas de São Brás, Fontinhas, Cabo da Praia e Padre Lino Fagundes recebem os contadores Ricardo Ávila, Paulo Freitas, Flávia Medeiros e Nisa Cabral, respetivamente. Às 10h30, decorrem a assinatura e apresentação pública do protocolo que visa a criação da Rede Atlântica de Festivais de Narração Oral.

Para as 13h30, está agendada uma sessão de contos na escola da Vila Nova, protagonizada por Ricardo Martins, enquanto Ricardo Ávila visita a escola de Santa Rita. No Porto Martins, a iniciativa será realizada por Paulo Freitas. E Flávia Medeiros e Nisa Cabral contarão as suas histórias nas escolas das Lajes e Santa Luzia, respetivamente.

Pelas 16h00, o Centro de Convívio da Vila das Lajes acolhe a apresentação dos contos de Vítor Fernandes e Ricardo Martins. Ana Sofia Paiva e Valter Peres visitam o Centro de Dia do Porto Martins e Ricardo Ávila e Claudia Fonseca contam histórias no Centro de Dia dos Biscoitos. O Centro de Convívio das Fontinhas receberá os contadores Paulo Freitas e Sofia Maul.

Mais tarde, às 21h00, terá lugar, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira (AJAIT), um serão de contos com Soledad Felloza.

A 03, será realizada uma sessão de contos na escola da Fonte do Bastardo, com a participação de Ricardo Martins. Ricardo Ávila fará uma apresentação na escola dos Biscoitos. Pelas 13h30, decorrem sessões nas escolas Básica e Integrada da Praia da Vitória e da Agualva, com a presença de Ricardo Ávila e Ricardo Martins, respetivamente.

Para as 15h00, está marcada uma apresentação na Escola Secundária Vitorino Nemésio, com Vítor Fernandes e Ana Sofia Paiva. Às 17h30, o Café Terezinha acolhe uma sessão protagonizada por Valter Peres e Sofia Maul.

Pelas 22h00, a AJAIT acolhe uma maratona de contos, que contará com a participação dos contadores locais do Festival e de qualquer pessoa do público que queira contar uma história.

O encerramento do Festival está previsto para o dia 04 de junho, às 21h30, com a Gala de Contos, que reunirá os contadores de histórias convidados, nomeadamente Sofia Maul; Soledad Felloza; Vítor Fernandes; e Ana Sofia Paiva.

 

Imagens de notícias

Tags:

Partilhar

Powered by WebTV Solutions