Bailinhos de Carnaval da Terceira em inscrição no Inventário do Património Cultural Imaterial | AzoresTV by VITEC - canal regional com produções dos Açores, vídeos HD e diretos dos melhores eventos da região.

A iniciativa, que dá seguimento a uma recomendação da Assembleia Legislativa, permitiu disponibilizar, desde logo, alguma informação da ficha de inventário e documentação constante do processo na base de dados em linha MatrizPCI, acessível através do e...

bailinhos, carnaval, terceira, património, cultural, imaterial

Bailinhos de Carnaval da Terceira em inscrição no Inventário do Património Cultural Imaterial

Publicado por: Vitec
2016/06/04 16:51:38

A Direção Regional da Cultura submeteu à Direção Geral do Património Cultural (DGPC) um pedido de inscrição das Danças, Bailinhos e Comédias do Carnaval da Ilha Terceira no Inventário do Património Cultural Imaterial (INPCI).

 

A iniciativa, que dá seguimento a uma recomendação da Assembleia Legislativa, permitiu disponibilizar, desde logo, alguma informação da ficha de inventário e documentação constante do processo na base de dados em linha MatrizPCI, acessível através do endereço eletrónico www.matrizpci.dgpc.pt.

 

Após a submissão do pedido de inventário, decorre, numa primeira fase, a apreciação prévia da proposta de inventariação por parte da DGPC, seguindo-se a consulta direta aos municípios competentes para emissão de um parecer.

 

Posteriormente, a partir da base de dados em linha, será promovida uma consulta pública sobre a proposta de inventariação, ficando nesta fase disponível online toda a ficha de inventário do Pedido de Inventariação das Danças, Bailinhos e Comédias do Carnaval da Ilha Terceira no INPCI.

 

A última fase do processo será a análise final da DGPC e a consequente decisão sobre a proposta de inventariação.

 

O processo contou com a parceria do Museu do Carnaval Hélio Costa, por se tratar da instituição mais especificamente vocacionada para a sistematização, preservação e divulgação do património relativo à tradição carnavalesca da ilha Terceira e ser detentor e guardião de alguns dos mais importantes espólios referentes a esta temática.

 

Foto/ VITEC

Imagens de notícias

Tags:

Partilhar

Powered by WebTV Solutions