Êxito de Portugal depende do investimento que se faça na educação da juventude, defende Avelino Meneses | AzoresTV by VITEC - canal regional com produções dos Açores, vídeos HD e diretos dos melhores eventos da região.

A I Conferência Nacional 'Dream Teens: a 'Voz' dos jovens nos Açores”, que decorre ao longo do dia no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, visa, entre outros aspetos, incentivar a participação ativa dos jovens em projetos de investi...

voz, jovem, dream, teens, açores, centro, cultural, angra

Êxito de Portugal depende do investimento que se faça na educação da juventude, defende Avelino Meneses

Publicado por: Vitec
2016/07/08 20:09:52

O Secretário Regional da Educação e Cultura defendeu hoje, em Angra do Heroísmo, que o êxito de Portugal “depende do investimento" que for feito na "educação da juventude”.

 

Avelino Meneses, que falava na I Conferência Nacional 'Dream Teens: a 'Voz' dos jovens nos Açores', salientou que, para se obter êxito profissional, “há décadas atrás bastava ler, escrever e contar”, acrescentando que atualmente uma licenciatura “ajuda muito, mas pode ainda não chegar”.

 

“Hoje, todos reclamam por uma formação contínua, por uma formação especializada, que habilite os indivíduos para os novos desafios da sociedade do conhecimento”, afirmou.

 

Para o Secretário Regional da Educação e Cultura, esses desafios são hoje, entre outros, “a mudança de setor de atividade e a adaptação às novas funções”, acrescentando que as escolas são os “instrumentos” para a obtenção desses objetivos.

 

Na sua intervenção, Avelino Meneses salientou, no entanto, que “um curso, médio ou superior, não é uma solução de vida, mas é um instrumento de construção de uma carreira”.

 

No mesmo sentido, frisou que uma escola ou universidade “não é um centro de emprego, mas sim um centro de formação”, e a formação “é certamente o melhor meio de defesa do jovem cidadão na sociedade do futuro”.

 

Nestas circunstâncias, Avelino Meneses incitou os jovens a acreditar que “vale a pena estudar”, salientando que não é verdade que “o desemprego qualificado seja o mais elevado”, mas é verdade que “o emprego qualificado é o melhor remunerado”.

 

O Secretário Regional da Educação e Cultura destacou ainda o esforço e o empenho que o Governo dos Açores tem desenvolvido, em particular, através do programa de promoção do sucesso escolar, ProSucesso-Açores pela Educação.

 

Este plano, cuja implementação teve início no ano letivo 2015/2016, é – segundo Avelino Meneses – “um dos mais importantes desafios para o futuro das nossas ilhas”.

 

A I Conferência Nacional 'Dream Teens: a 'Voz' dos jovens nos Açores”, que decorre ao longo do dia no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, visa, entre outros aspetos, incentivar a participação ativa dos jovens em projetos de investigação.

 

Foto/ Gacs 

Imagens de notícias

Tags:

Partilhar

Powered by WebTV Solutions