Pe Dolores entre os homenageados pelo Município de Angra por ocasião dos 482 anos da cidade | AzoresTV by VITEC - canal regional com produções dos Açores, vídeos HD e diretos dos melhores eventos da região.

Cerimónia decorre no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Angra do Heroísmo.

dolores, padre, homenagem, municipio, angra, 482, aniversário, cidade

Pe Dolores entre os homenageados pelo Município de Angra por ocasião dos 482 anos da cidade

Publicado por: Vitec
2016/08/20 16:30:18

O Padre Francisco Dolores, natural de Santa Maria e há cerca de 20 anos a paroquiar na Conceição, onde é reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, vai ser homenageado no dia 21 de agosto pela Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.

A medalha de mérito municipal que a autarquia lhe atribui no âmbito da cerimónia comemorativa dos 482 anos de elevação de Angra a cidade, que decorrerá nos Paços do Concelho, pretende destacar a “sua notável actividade” e a sua dedicação à cultura.

 

O Município de Angra do Heroísmo justifica a atribuição desta medalha com o facto do sacerdote, que já foi responsável pela redacção do extinto jornal A União, de que foi colaborador durante mais de três décadas, ser “um cidadão activo, crítico, interveniente no meio onde está inserido, dedicando-se com afinco às causas sociais”.

Natural de Santa Maria, o Pe. Francisco Dolores é conhecido entre pares como “um homem bom”. Tem 77 anos e é sacerdote desde 1974, tendo servido quase sempre na ilha Terceira. É cónego capitular da Sé de Angra e foi durante muitos anos um dos grandes animadores da pastoral das comunicações sociais da igreja, sendo um colaborador de vários órgãos de informação da diocese.

 

Entre a lista de 27 agraciados contam-se, também, nomes como Álvaro Graco da Cunha Gregório, médico; José Germano, médico patologista clínico, professor catedrático e antigo bastonário da Ordem dos Médicos, pelo seu percurso científico e profissional; Nellie Leal Pedro, produtora e apresentadora do “Gente da Nossa TV”, emitido no Canadá, e Norberto Ávila, dramaturgo, romancista e homem de cultura.

 

Serão ainda homenageadas algumas personalidades a título póstumo e entregue uma medalha de honra à Santa Casa da Misericórdia da Vila de São Sebastião pela realização de “obras de alto mérito e pela prestação de serviços excepcionalmente relevantes à comunidade durante cinco séculos”. Ainda ao nível das instituições, a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo distinguirá a Tertúlia Tauromáquica Terceirense Thomé Bello de Castro pelo papel no desenvolvimento da actividade taurina na Terceira e a Base Aérea nº 4, “em reconhecimento da dedicação e elevado profissionalismo com que ao longo de 75 anos, e em todas as circunstâncias, aquela unidade militar vem desempenhando as exigentes missões que lhe têm sido atribuídas no âmbito da defesa integrada do território nacional, do salvamento de vidas humanas e do apoio às populações, designadamente em situações de catástrofe, calamidade ou acidente”.

 

Texto/ Igreja Açores/ VITEC

Imagens de notícias

Tags:

Partilhar

Powered by WebTV Solutions