Já arrancaram as obras de reabilitação na Igreja do Colégio dos Jesuítas | AzoresTV by VITEC - canal regional com produções dos Açores, vídeos HD e diretos dos melhores eventos da região.

Igreja integra a Ordem Terceira do Carmo e Irmandade do Senhor dos Passos.

jesuitas, igreja, colegio, angra, diocese, obras

Já arrancaram as obras de reabilitação na Igreja do Colégio dos Jesuítas

Publicado por: Vitec
2016/09/01 19:22:09
Foto/ Igreja Açores
Foto/ Igreja Açores

As obras de reabilitação da cobertura e de conservação dos elementos decorativos em talha na Igreja do Colégio dos Jesuítas, em Angra do Heroísmo, iniciaram-se formalmente no dia 29, data limite que o Governo Regional (dono e financiador da obra) deu ao empreiteiro para arrancar com a empreitada.

Os trabalhos, no valor de 416 mil euros, têm um prazo de execução de 547 dias.

Numa primeira fase, que terá uma duração aproximada de quatro meses, serão executados os trabalhos de reforço da estrutura da cobertura do altar-mor e, na fase seguinte, com uma duração de cerca de 14 meses, serão desenvolvidos os trabalhos relativos à conservação das talhas do altar-mor e nas capelas laterais da igreja.

É uma obra de construção civil que visa renovar a cobertura total da igreja, com destaque para o tecto da capela mor que não tinha qualquer intervenção desde a reconstrução na sequência do sismo de 80.

“Dada a situação em que esta estrutura se encontrava era um perigo para a integridade do restante corpo”, avançou ao Sítio Igreja Açores o reitor da Igreja do Colégio, Cónego João Maria Mendes.

Depois está previsto o restauro interior das talhas e outras obras de arte dentro da igreja.

Esta igreja, que obedece à traça e à planta de outras igrejas jesuítas, “tem um valor inegável dado o seu elevado valor patrimonial e histórico” avançou ainda o sacerdote lembrando que ela integra a Ordem Terceira do Carmo e a Irmandade do Senhor dos Passos.

A obra é financiada na íntegra pelo Orçamento Regional dos Açores.

 

Texto e foto/ igreja Açores

Imagens de notícias

Tags:

Partilhar

Powered by WebTV Solutions