Município da Praia prepara-se para receber voos low cost e navios de cruzeiro | AzoresTV by VITEC - canal regional com produções dos Açores, vídeos HD e diretos dos melhores eventos da região.

O Plano Estratégico engloba as ações municipais diretas e o plano formativo e informativo direcionado para os agentes turísticos e para a população.

praia, vitoria, low, cost, cruzeiros, voos, lajes, comércio, turismo

Município da Praia prepara-se para receber voos low cost e navios de cruzeiro

Publicado por: Vitec
2016/10/12 17:36:53
Foto/ CMPV
Foto/ CMPV

O Município da Praia da Vitória apresentou o Plano Estratégico “Receber as Low Cost e os Cruzeiros na Praia da Vitória”, organizado em parceria com a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, a Escola Profissional da Praia da Vitória e os Comerciantes integrados no Programa VitÓria.

Trata-se de um conjunto de formações que visa ajudar comerciantes, colaboradores da hotelaria, alojamento local e restauração, agentes turísticos locais e população em geral a preparar-se para acolher os turistas que chegarão ao concelho por via dos voos low-cost, no Aeroporto das Lajes, e dos navios de cruzeiro com escala prevista para a Praia da Vitória em 2017 e 2018.

                                                     

Em conferência de imprensa, o vereador da autarquia praiense, Tibério Dinis, sublinhou tratar-se de uma ação concertada com os comerciantes locais com o intuito de reforçar a performance e a reputação do concelho no acolhimento de turistas e visitantes.

 

“Quem aqui chega, quer por via das low cost quer dos cruzeiros, quer sentir a hospitalidade dos praienses. Quer vivenciar a nossa realidade, sendo bem acolhido, tendo à sua disposição as informações necessárias para aproveitar e explorar o nosso concelho. O papel de anfitrião cabe a todos nós. É fundamental percebermos que quem nos visita é e será sempre um embaixador da nossa terra”, realçou o autarca.

 

Segundo o responsável municipal, o Plano Estratégico engloba as ações municipais diretas e o plano formativo e informativo direcionado para os agentes turísticos e para a população.

 

No que concerne às ações municipais de reforço da visibilidade e promoção do concelho, Tibério Dinis anunciou a colocação de painéis informativos no aeroporto das Lajes (zona de Chegadas); a divulgação de vídeos promocionais das onze freguesias da Praia da Vitória; o reajuste dos horários dos espaços municipais de interesse turístico, com o alargamento do horário durante a semana e abertura aos fins-de-semana; o reforço da agenda cultural bilingue, colocando-a em locais estratégicos de promoção turística; a criação de uma aplicação smartphone alusiva à oferta turística existente na cidade; a aposta no turismo de Natureza, com o reforço do trilho dos Biscoitos e o desbloqueio do trilho do Pico Alto; a potenciação das atividades associadas ao birdwatching; a realização de atividades de animação pelo programa VitÓria; e a consolidação do concelho na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).

 

Plano Formativo e Informativo

 

Relativamente ao Plano Formativo e Informativo, o vereador adiantou que este está estruturado em três vetores: informação turística, ações orientadas para o comércio e formações de âmbito técnico-prático.

 

Do primeiro vetor fazem parte as formações “Informação Turística”, orientada pela guia turística Paula Kneppeck, agendada para o dia 23 de novembro, às 20h00, na Casa das Tias.

 

Nos dias 24 e 30 de novembro, no mesmo local e com o mesmo horário, decorrem, respetivamente, as formações “Património Cultural da Praia”, orientada por Ricardo Mourão, do Gabinete de Turismo do Município, e “A Riqueza Ambiental e Natural do Concelho”, orientada por João Meneses, da mesma entidade.

 

Neste vetor, está também agendada uma formação sobre “Turismo de Cruzeiros”, orientada pelo agente turístico Filipe Martins, cuja data, hora e local serão anunciados nos próximos dias.

 

Estas formações são organizadas pelo Município da Praia.

 

No âmbito das formações orientadas para os comerciantes, no dia 3 de novembro, na Casa das Tias, Catarina Varão, da Unique Stays, ensinará a “Preparar o Seu Negócio para as Low Cost”.

 

De 13 a 20 de novembro, na Casa das Tias, decorrerá a formação “Preparar para as Low Cost – vitrinismo”, orientada por Regina Pinheiro, que tem desenvolvido várias colaborações e formações com os comerciantes praienses.

 

No âmbito das formações técnico-práticas, a cargo da Escola Profissional da Praia da Vitória (EPPV), estão previstas “Preparar os negócios para as low cost”, “Empregados de mesa e bar”, “Serviço de Bar”, “Receção e acolhimento – hotelaria e alojamento local”, “Higiene e Segurança Alimentar – manipulação de alimentos”, “Atendimento em Hotelaria e Restauração”, “Atendimento ao cliente para empregados de mesa e bar”, “Atendimento ao cliente para rececionistas”, “Enologia”, “Formação para chefias na área da Restauração”, “Gestão de reclamações e de conflitos” e “Inglês – iniciação”.

 

Estas formações têm a duração entre 12 a 25 horas cada e serão ministradas pelos docentes da EPPV.

Todas as formações são gratuitas, mas estão sujeitas a inscrição prévia.

O calendário final das formações será anunciado nas próximas semanas, podendo os interessados aceder a mais informações pelo telefone 295 513 512 ou pelo e-mail geral.vitorialocal@gmail.com.

 

Foto/ CMPV

Imagens de notícias

Tags:

Partilhar

Powered by WebTV Solutions