Campanha SOS Cagarro decorre nos Açores até 15 novembro | AzoresTV by VITEC - canal regional com produções dos Açores, vídeos HD e diretos dos melhores eventos da região.

A Campanha SOS Cagarro 2016 já arrancou em todas as ilhas do arquipélago dos Açores, numa iniciativa que se realiza desde 1995 e que visa a conservação destas aves marinhas emblemáticas, assim como a promoção da participação pública em eventos de sensi...

cagarro, campanha, sos, açores

Campanha SOS Cagarro decorre nos Açores até 15 novembro

Publicado por: Vitec
2016/10/17 22:18:01

 

 

A Campanha SOS Cagarro 2016 já arrancou em todas as ilhas do arquipélago dos Açores, numa iniciativa que se realiza desde 1995 e que visa a conservação destas aves marinhas emblemáticas, assim como a promoção da participação pública em eventos de sensibilização e educação ambiental.

 

Durante os meses de outubro e novembro, os juvenis de cagarro começam a abandonar os ninhos e, ao serem atraídos por luzes artificiais fortes, ficam desorientados, podendo cair em locais de risco de atropelamento ou de predação.

 

Por essa razão, neste período do ano, dezenas de brigadas percorrem as estradas dos Açores resgatando cagarros caídos que são posteriormente libertados durante o dia junto ao mar, depois de anilhados, onde iniciam a sua primeira grande migração anual para os mares do Atlântico Sul ou para as zonas produtivas do Atlântico Noroeste.

 

A BirdLife International refere que os Açores acolhem todos os anos cerca de 200 mil casais de cagarros (Calonectris borealis), que usam as ilhas do arquipélago, entre abril e outubro, para se reproduzirem.

 

As aves, que formam inúmeras colónias de nidificação nas falésias costeiras, representam 75% da população mundial desta espécie, que também se reproduz nos arquipélagos da Madeira e das Canárias e nas Berlengas.

 

Estas aves começam a reproduzir-se, em média, com oito ou nove anos de idade e têm uma postura de apenas um ovo por ano, sem possibilidade de efetuar outra postura no caso de fracasso da incubação ou morte da cria.

 

Com base no programa de anilhagem, já se provou que aves que foram salvas no âmbito das campanhas SOS Cagarro voltaram ao lugar onde nasceram para se reproduzirem.

 

Durante a Campanha SOS Cagarro deste ano será implementada uma metodologia mais objetiva de recolha de informação sobre esta ave, através de brigadas científicas, em colaboração com a Universidade dos Açores, os Parques Naturais de Ilha, organizações não governamentais e outras entidades que queiram aderir a esta iniciativa.

 

Pretende-se que a Campanha SOS Cagarro se assuma também como uma atividade participativa de ecoturismo, promovendo os Açores como destino sustentável, através de ações inclusivas de conservação ambiental.

 

Nesse sentido, os agentes turísticos da Região estão a ser sensibilizados para divulgarem esta iniciativa, permitindo assim que os turistas possam participar ativamente na campanha e contribuir para a proteção desta ave marinha.

 

A Campanha SOS Cagarro é uma iniciativa do Governo dos Açores, através das direções regionais dos Assuntos do Mar e do Ambiente, operacionalizada pela Azorina e pelos Parques Naturais de Ilha, contando com o apoio e a parceria de dezenas de entidades e instituições.

 

Foto/ http://www.azores.gov.pt/gra/dram-soscagarro

Imagens de notícias

Tags:

Partilhar

Powered by WebTV Solutions