Praia da Vitória acolhe Campeonato Regional de Trauma | AzoresTV by VITEC - canal regional com produções dos Açores, vídeos HD e diretos dos melhores eventos da região.

A Praia da Vitória vai acolher o Campeonato Regional de Trauma, entre os dias 31 de março e 2 de abril, no qual irão participar diversas corporações de bombeiros das regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

praia, vitoria, campeonato, regional, trauma, bombeiros, açores

Praia da Vitória acolhe Campeonato Regional de Trauma

Publicado por: Vitec
2017/01/27 22:27:33
Foto/ CMPV
Foto/ CMPV

A Praia da Vitória vai acolher o Campeonato Regional de Trauma, entre os dias 31 de março e 2 de abril, no qual irão participar diversas corporações de bombeiros das regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

 

“Esta iniciativa está inserida na estratégia do Serviço Municipal de Proteção Civil da Praia da Vitória (SMPCPV) de sensibilização da comunidade para a importância da prevenção. Acredito que a população, enquanto agente de proteção civil, deve estar devidamente informada dos comportamentos a adotar em caso de emergência”, destacou Osório Silva, responsável pelo SMPCPV.

 

“Pretendemos também aumentar as parcerias com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória (AHBVPV) e com o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), desenvolvendo cada vez mais ações no âmbito da proteção civil, a fim de reforçar a segurança dos nossos munícipes”, destacou o vereador da autarquia praiense.

 

“Considero que a realização deste evento será uma mais-valia para todos os participantes, que poderão trocar ideias e experiências entre si, melhorando as suas competências”, realçou.

 

Na ocasião, o autarca referiu também que março será um mês dedicado à proteção civil.

 

“No primeiro dia de março, decorrerá, na freguesia da Agualva, a apresentação do primeiro Plano de Intervenção Local, integrada na comemoração do Dia Mundial da Proteção Civil (01 de março). Ainda no âmbito desta celebração, está previsto, nos dias 02 e 03 de março, um certame, na sede da AHBVPV, direcionado à rede escolar do 1º ciclo do Concelho”, disse.

 

“Para o dia 2, está agendada a inauguração do gabinete do SMPCPV, cujo objetivo consiste em responder de forma mais eficiente às necessidades da nossa comunidade. Continuaremos também com as ações de sensibilização dos mais novos, nas escolas do 1º ciclo, no dia 6”, acrescentou.

 

“Iremos assinalar o Dia Municipal do Bombeiro, a 19, que este ano coincide com o Dia do Pai, porque nunca é demais homenagear estes heróis que arriscam a sua vida para garantir o bem-estar de todos”, enfatizou.

 

Segundo Luís Figueiredo, representante da ANSD, “a nossa instituição está associada à World Rescue Organisation, uma entidade internacional de renome, que tem como principal objetivo fomentar a partilha de conhecimentos através da competição. Cremos que é importante dar a conhecer à comunidade o trabalho efetuado pelos agentes de socorro pré-hospitalar.”

 

“O Campeonato Regional de Trauma irá englobar dois cenários simulados, um complexo e outro standard, obrigando as equipas, constituídas por dois elementos, a atuarem de forma rápida (10 minutos). Após as provas, decorrerá um debriefing acerca dos aspetos positivos e dos pontos a melhorar. As seis primeiras classificadas participarão no Campeonato Nacional de Trauma e as que obtiverem uma melhor prestação, neste último, irão marcar presença no Campeonato Mundial”, explicou.

 

Carlos Neves, presidente do SRPCBA, enalteceu o empenho e dedicação do SMPCPV e da AHBVPV na promoção da Proteção Civil no concelho da Praia da Vitória, frisando a importância da concretização do evento na Região Autónoma dos Açores.

 

“Este campeonato vem dignificar o trabalho concretizado pelos profissionais açorianos, contribuindo para a melhoria das capacidades dos mesmos e para o aumento da visibilidade da Região. Espero que esta seja uma primeira etapa e que as nossas equipas consigam alcançar os maiores sucessos além-fronteiras”, sublinhou.

 

Da AHBVPV, que arrecadou a quarta posição no Campeonato Mundial de Trauma, realizado na cidade brasileira de Curitiba, no ano transato, participarão duas equipas.

 

Foto/ CMPV 

Imagens de notícias

Tags:

Partilhar

Powered by WebTV Solutions