Museu de Angra inaugura exposição retrospetiva "José Nuno da Câmara Pereira - Um Sísifo Feliz" | AzoresTV by VITEC - canal regional com produções dos Açores, vídeos HD e diretos dos melhores eventos da região.

O Museu de Angra do Heroísmo inaugura sexta-feira, 10 de fevereiro, pelas 18h30, uma exposição retrospetiva do artista plástico mariense José Nuno da Câmara Pereira intitulada José Nuno da Câmara Pereira – Um Sísifo Feliz, com curadoria do crítico de a...

mostra, pintura, museu, angra, jose, nuno, camara, pereira

Museu de Angra inaugura exposição retrospetiva "José Nuno da Câmara Pereira - Um Sísifo Feliz"

Publicado por: Vitec
2017/02/08 23:29:18

O Museu de Angra do Heroísmo inaugura sexta-feira, 10 de fevereiro, pelas 18h30, uma exposição retrospetiva do artista plástico mariense José Nuno da Câmara Pereira intitulada "José Nuno da Câmara Pereira – Um Sísifo Feliz", com curadoria do crítico de arte José Luís Porfírio.

A mostra, que ficará patente ao público até 16 de abril, desenvolve-se em dois espaços, a Sala do Capítulo e a Sala Dacosta.

 

Esta exposição é constituída por 16 obras, pertencentes a coleções particulares, institucionais e do próprio artista, tendo todas feito parte integrante da grande exposição retrospetiva que a Secretaria Regional da Educação e Cultura, através da Direção Regional da Cultura e do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, promoveu entre 21 de abril e 3 de julho de 2016, nesta instituição sediada na Ribeira Grande.

Nessa ocasião, foram apresentadas 61 obras, produzidas desde os anos 60 até 2006, incluindo pintura, vídeo, instalação e escultura.

A mostra contou ainda com a colaboração do pintor micaelense Urbano Resendes, que recriou uma instalação de José Nuno da Câmara Pereira, de 1986, denominada "Paisagem ou Mar de Lama".

Uma obra geralmente reservada do olhar do público, a série de estudos para o teto do Teatro Faialense, da qual existem apenas três exemplares, também esteve patente nesta exposição no Arquipélago.

 

José Nuno da Câmara Pereira nasceu em abril de 1937, em Santa Maria, licenciou-se em Pintura pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa e lecionou na Escola António Arroio, no IADE e no Ar.Co, tendo realizado diversas exposições individuais e coletivas, em Portugal e no estrangeiro.

Em 1987/88 frequentou o Center for Advanced Visual Studies do M.I.T. – Massachusetts Institute of Technology, nos EUA, enquanto bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e, em 1994, regressou aos Açores, fixando-se em Angra do Heroísmo.

Foi distinguido com vários prémios e a sua obra está representada em diversas coleções particulares e institucionais.

Imagens de notícias

Categorias:
Tags:

Partilhar

Powered by WebTV Solutions