Biblioteca Pública de Angra acolhe "Cruzamentos Filosóficos" | AzoresTV by VITEC - canal regional com produções dos Açores, vídeos HD e diretos dos melhores eventos da região.

A sessão de apresentação do primeiro ciclo de “Cruzamentos Filosóficos – Leitura e Diálogo”, com orientação de Luís Filipe Bettencourt, decorrerá a 4 de março, das 17h00 às 19h00.

biblioteca, angra, filosofia, encontros

Biblioteca Pública de Angra acolhe "Cruzamentos Filosóficos"

Publicado por: Vitec
2017/02/18 15:40:54

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, promove, a 4 de março, das 17h00 às 19h00, a sessão de apresentação do primeiro ciclo de “Cruzamentos Filosóficos – Leitura e Diálogo”, com orientação de Luís Filipe Bettencourt, cujas sessões terão lugar em março, abril e maio.

 

Este ciclo, que se destina a maiores de 15 anos, pretende criar um espaço de leitura dinâmico, que cruze a atividade filosófica com a psicologia, a história, a medicina, a literatura e a escrita ensaística.

 

A sessão de 25 de março será subordinada ao tema “A Filosofia e o bem”, com leitura recomendada das obras "Fluir – A Psicologia da Experiência Óptima", de Mihaly Csikszentmihalyi, e “Como Havemos de viver? A Ética Numa Época de Individualismo”, de Peter Singer.

 

A 29 de abril será abordado o tema “A Filosofia e o mal”, sendo recomendada a leitura de "Auschwitz Explicado à Minha Filha", de Annette Wieviorka, e "Os que Sucumbem e os que se Salvam", de Primo Levi.

 

O ciclo encerra a 27 de maio com o tema “A Filosofia e o fim”, com leitura recomendada de "Ser Mortal", de Atul Gawande, "A Morte", de Maria Filomena Mónica, e "Mortalidade", de Christopher Hitchens.

 

Os “Cruzamentos Filosóficos” surgem da necessidade de se criar na Biblioteca um espaço de debate sistemático, plural e participado, pretendendo este ciclo estimular o gosto pela leitura e pela reflexão dialógica, na sequência dos princípios fundacionais do Manifesto da UNESCO para as bibliotecas públicas.

 

Com este objetivo em vista, recomenda-se a leitura antecipada das obras ou excertos selecionados.

 

Luís Filipe Bettencourt, licenciado e mestre em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, é professor de Filosofia no ensino secundário no concelho da Praia da Vitória.

 

A participação nestes “Cruzamentos Filosóficos” obriga a inscrição prévia, que deve ser enviada para o email Maria.LC.Ribeiro@azores.gov.pt ou entregue diretamente na Biblioteca até 24 de fevereiro.

Imagens de notícias

Categorias:
Tags:

Partilhar

Powered by WebTV Solutions