Festas da Praia 2017 conta com duas corridas de toiros | AzoresTV by VITEC - canal regional com produções dos Açores, vídeos HD e diretos dos melhores eventos da região.

Os cavaleiros nacionais Luís Rouxinol, João Moura Jr e Luís Rouxinol Jr são as figuras principais da Feira das Festas da Praia que, este ano, conta com duas corridas, marcadas para os dias 4 e 7 de agosto. Essa última assinala o 10º aniversário do Grup...

corridas, toiros, festas, praia, forcados, ramo, grande

Festas da Praia 2017 conta com duas corridas de toiros

Publicado por: Vitec
2017/03/30 15:23:51
Foto/ CMPV
Foto/ CMPV

Os cavaleiros nacionais Luís Rouxinol, João Moura Jr e Luís Rouxinol Jr são as figuras principais da Feira das Festas da Praia que, este ano, conta com duas corridas, marcadas para os dias 4 e 7 de agosto. Essa última assinala o 10º aniversário do Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande.

O cartaz da Feira, que terá lugar na Praça de Toiros da Ilha Terceira, foi apresentado, em conferência de imprensa, no Auditório do Ramo Grande.

 

“Este ano, optámos por realizar duas corridas no âmbito da comemoração do 10º aniversário do Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande, neste sentido reforçarmos a nossa aposta na tauromaquia, uma vertente essencial ao sucesso das Festas da Praia. Considerando que vivemos numa terra de aficionados, é importante valorizarmos as nossas tradições”, destacou o vereador do Município da Praia da Vitória, Tibério Dinis.

 

“É com muito orgulho que celebramos os 10 anos de existência do Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande, que tem efetuado um excelente trabalho na componente tauromáquica, participando em feiras por todo o país e representando a Praia da Vitória”, enfatizou.

“Uma das nossas maiores preocupações é a sustentabilidade das corridas. Neste sentido, importa referir que o modelo de sustentabilidade que temos utilizado, ao longo dos anos, tem funcionado, visto que há uma grande adesão por parte da comunidade, temos garantido grandes praças, com muito público e espetáculos de enorme qualidade. As corridas estão orçadas em 50 e 70 mil euros, respetivamente, sendo a receita igual à despesa, garantido a sua sustentabilidade”, explicou.

“Para terminar, gostaria de salientar que estamos a aguardar a resposta da Assembleia Legislativa Regional para alteração do regulamento das touradas. A tourada do areal também não cumpriria com os requisitos, mas avançámos com um processo para a tornar tourada tradicional e esta será realizada, como habitualmente, tendo em conta que é considerada uma tourada tradicional, aliás, com décadas de existência. Esperemos então que a entidade competente proceda em prol da festa brava e altere o regulamento para que possamos promover ainda mais a festa brava”, concluiu.

 

Já o cabo do Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande, Filipe Pires, apresentou os programas das corridas, realçando os cavaleiros de renome que as integram.

“Na primeira corrida, temos o João Moura Jr, um cavaleiro que celebra 10 anos de alternativa, destacando-se nas praças de Espanha; o João Pamplona, um jovem de cá, que tem demonstrado um grande empenho nas corridas em que participa, tendo sido o grande vencedor da última edição das Festas da Praia; e o Luís Rouxinol Jr, filho de outro grande cavaleiro (Luís Rouxinol), que vem pela primeira vez à ilha Terceira e tem participado em corridas realizadas em França, Portugal e nos Estados Unidos. Nesta corrida, as pegas serão feitas pelo nosso grupo e pelo Grupo de Forcados Amadores de São Manços, um grupo com 52 anos de história, que já percorreu as grandes praças de Portugal, fazendo digressões em países como Espanha, França e México. Haverá ainda um concurso de ganadarias, no qual participarão dois toiros da Casa Agrícola José Albino Fernandes e dois toiros da Ganadaria Silva Herculano. A noite será abrilhantada pela Filarmónica de Santo António, de Cambridge”, referenciou.

 

“No que diz respeito à corrida do dia 07, contamos com a presença de um dos mais conceituados cavaleiros de Portugal, Luís Rouxinol, que comemora os seus 30 anos de alternativa. Participam também na corrida o Tiago Pamplona, outro jovem da terra, que tem percorrido as grandes feiras dos Açores e algumas do continente, e o João Moura Jr. A pega em solitário será realizada pelo nosso grupo, o que constitui um desafio para nós. Mais tarde, atuará a Filarmónica Espírito Santo da Agualva. Relativamente aos toiros em praça, estes provêm da Ganadaria Herdeiros Dr. António Silva”, acrescentou.

 

Para Francisco Godinho, presidente da Tertúlia Tauromáquica Praiense, “é um grande orgulho para nós voltar a organizar as touradas à corda que decorrerão durante as Festas. Deste modo, gostaria de dirigir um agradecimento à Câmara Municipal da Praia da Vitória pela confiança depositada na nossa associação”.

 

Outros eventos tauromáquicos

 

No âmbito dos eventos tauromáquicos previstos para a 28ª edição das Festas da Praia, terá lugar no Juncal, no dia 07 de agosto, uma vacada, pelas 18h00, que estará a cargo da Ganadaria Humberto Filipe. No dia 08, haverá tourada, à mesma hora, com toiros da mesma ganadaria, estando agendada, para o dia 09, uma excursão ao mato, pelas 10h00, seguindo-se, pelas 18h00, uma tourada da Casa Agrícola José Albino Fernandes.

 

A 10, decorrerá uma tourada nas Quatro Ribeiras, às 18h00. A tourada à moda antiga terá lugar na Rua Padre Rocha de Sousa (caminho do cemitério), no dia 11, pelas 18h00.

 

Para o dia 13, está agendada a tradicional tourada no areal da Praia da Vitória, às 18h00, com toiros da Ganadaria Ezequiel Rodrigues.

 

No que concerne aos bilhetes para as corridas, estes podem ser adquiridos a partir do dia 03 de julho, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira e posteriormente no Secretariado das Festas da Praia, localizado na Praça Francisco Ornelas da Câmara, assim como na Rua Direita (em frente à loja Basílio Simões), em Angra do Heroísmo.

 

Foto/ CMPV

 

Imagens de notícias

Categorias:
Tags:

Partilhar

Powered by WebTV Solutions