Pe. Francisco Dolores reedita “Na Brecha” | AzoresTV by VITEC - canal regional com produções dos Açores, vídeos HD e diretos dos melhores eventos da região.

Livro de crónicas foi escrito depois do sismo de 80 na ilha Terceira.

padre, dolores, novo, livro, reedição, reitor, santuário, angra

Pe. Francisco Dolores reedita “Na Brecha”

Publicado por: Vitec
2017/05/01 17:40:31

O Pe. Francisco Dolores, natural da ilha de Santa Maria, atual reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Angra do Heroísmo, acaba de reeditar o livro “Na Brecha”, um conjunto de 92 crónicas escritas após o sismo de 1980 na ilha Terceira.

 

“Cada página é uma unidade rica e nova, profunda e convidativa”, diz o autor do prefácio, Pe. Caetano Tomás que sublinha a criatividade e a generosidade do autor que apelida de filósofo da vida no sentido mais moderno, isto é, o homem que pensa em cheio, problematizando, reflectindo, partilhando perspectivas, velhas e novas, sobre qualquer realidade. Neste caso, a Vida”.

 

As crónicas falam de pessoas, dos seus problemas, da vida numa clara manifestação que resulta da observação e introspeção do sacerdote perante cenas quotidianas com as quais lidou.

 

Os temas são diferentes e variadíssimos, “sintomas de grande observação e pensamento”, refere o Pe. Caetano Tomás, recordando alguns desses temas como o amor, o ódio, a independência, a vida, as razões de viver, os tempos livres, a luz, a família, os bandos, o “Outro”, as raízes, Francisco de Assis, caras tristes, o “Alguém”, etc.

“Praticamente todos os temas são a vida do tempo presente que aparece sempre nova e em nova compreensão. O Pe. Dolores tem o dom de exprimir aquilo que todos sentimos mas que não sabemos pensar nem verbalizar. Na sua pena desaparecem tantos mistérios e confusões, iluminam-se tantos problemas e simplificam-se tantas respostas. Ele exprime com leveza, profundidade e acerto”, conclui o prefácio.

 

Texto/ Igreja Açores/ VITEC

Foto/ VITEC

Imagens de notícias

Categorias:
Tags:

Partilhar

Powered by WebTV Solutions