Tripulantes de veleiro resgatados após embate numa baleia | AzoresTV by VITEC - canal regional com produções dos Açores, vídeos HD e diretos dos melhores eventos da região.

O veleiro, de 15 metros, com bandeira do Reino Unido, estava à deriva a cerca de 659 quilómetros a nordeste da Ilha Terceira.

veleiro, tripulantes, embate, baleia, marinha, força, aerea

Tripulantes de veleiro resgatados após embate numa baleia

Publicado por: Vitec
2017/05/23 19:46:56
Foto/ EMFA
Foto/ EMFA

A Força Aérea Portuguesa, a Marinha Portuguesa e o navio mercante “M/V JUSTICE”, da Libéria, resgataram ontem à tarde, dia 22 de maio, três tripulantes do veleiro “DESTINY OF SCARBOROUGH”, que se encontrava prestes a naufragar após ter embatido numa baleia. O veleiro, de 15 metros, com bandeira do Reino Unido, estava à deriva a cerca de 659 quilómetros a nordeste da Ilha Terceira, nos Açores, e apresentava danos irreversíveis provocados pelo choque com o animal.

 

Uma aeronave C-295M, da Esquadra 502 – “Elefantes”, foi activada pelas 06H00Z, após o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (Marinha) ter solicitado ao Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes) o empenhamento de meios para detectar a embarcação.

 

A tripulação do C-295M estabeleceu o primeiro contacto rádio com o “DESTINY OF SCARBOROUGH” pelas 08h17Z e o primeiro contacto visual pelas 08h45Z. Acompanhou a missão até ao limite da sua autonomia, sendo substituída por uma tripulação da Esquadra 601 – “Lobos”, com a aeronave P-3C CUP+, que chegou ao local pelas 12H20Z para dar seguimento à missão.

 

Na zona de operações, a tripulação do P-3C ficou a aguardar até à chegada do navio mercante e coordenou as operações de resgate sob a direcção do RCC Lajes e do MRCC Delgada. Os tripulantes, de 41, 49 e 61 anos, todos eles de nacionalidade britânica, foram resgatados com sucesso pelo “M/V JUSTICE”, que desviou a sua rota para o cumprimento desta missão.

 

Foto/ EMFA

Imagens de notícias

Categorias:
Tags:

Partilhar

Powered by WebTV Solutions