Festas do Espírito Santo mobilizam açorianos este fim de semana | AzoresTV by VITEC - canal regional com produções dos Açores, vídeos HD e diretos dos melhores eventos da região.

Dia da Região é comemorado na Horta na segunda feira de Pentecostes.

espirito, santo, ilha, terceira, açores, festas

Festas do Espírito Santo mobilizam açorianos este fim de semana

Publicado por: Vitec
2017/06/03 17:56:08
Foto/ Vitec
Foto/ Vitec

A solenidade do Pentecostes, com que a Igreja Católica encerra o período litúrgico da Páscoa, mobiliza as comunidades católicas dos Açores, em particular nas ilhas do Faial, Pico, São Jorge e Terceira, onde o domingo de bodo é um dos dias mais importantes da ilha.

O presidente do Governo Regional concedeu tolerância de ponto no dia 6 de junho, terça-feira do Espírito Santo, aos trabalhadores da administração pública cujos serviços estejam sediados nas ilhas do triângulo.

 

“A celebração do Espírito Santo reveste-se de profundo significado para o Povo Açoriano, sendo o seu culto celebrado em toda a Região”, refere o despacho de Vasco Cordeiro publicado em Jornal Oficial.

 

O documento recorda que, “tradicionalmente, as festividades que lhe são dedicadas, nas Ilhas Faial, Pico e São Jorge, se prolongam para além da segunda-feira do Espírito Santo”, que este ano ocorre no dia 5 de junho de 2017, e é o Dia da Região Autónoma dos Açores. Neste dia serão homenageados 30 personalidades e entidades, com destaque para o Instituto Histórico da ilha terceira, presidido atualmente pelo Cónego João Maria Mendes; o Lar da mãe de Deus, Associação de Solidariedade Social e a Caixa Económica da Misericórdia de Angra, o único banco em Portugal que é propriedade de uma Misericórdia.

Este ano o dia da região é comemorado no Faial, com uma sessão solene na sede da Assembleia Legislativa dos Açores seguido de uma função do Espírito Santo, com sopas, servidas na principal avenida da Horta, a avenida 25 de Abril.

 

O programa tem inicio às 10h00 , com a  Sessão Solene Comemorativa do “Dia da Região Autónoma dos Açores”; às 12h30 realiza-se o Cortejo em honra do Divino Espírito Santo com a participação de todas as Irmandades da ilha do Faial, com o trajeto desde o Império dos Nobres até à Avenida 25 de Abril. Às 13h00 almoço Comemorativo do “Dia da Região Autónoma dos Açores” ,  com Sopas em honra do Divino Espírito Santo, seguindo-se um cortejo etnográfico e atuação dos Grupos Folclóricos da ilha do Faial. Às 21h30  haverá um concerto Comemorativo do “Dia da Região Autónoma dos Açores” pela Orquestra Regional Lira Açoriana, na Marina da Horta.

Este é o fim de semana “mais longo” dos Açores com o povo todo na rua a celebrar a festa de Pentecostes.

Na vizinha ilha do Pico entre este fim de semana e o próximo serão servidas mais de 20 mil refeições e outras tantas rosquilhas.

A peculiaridade principal deste culto no arquipélago é ser popular e desenvolver-se sob a forma de império, ou seja na dinâmica do império que tem as suas origens nos reis e nobres e que o povo achou tão interessante que se organizou em irmandades para repetir a mesma dinâmica.

 

Na ilha Terceira, o dia de Bodo, no próximo domingo, é considerado “um dos dias mais importantes do ano”; o culto do Espírito Santo está documentado desde 1492, data em que já se fazia o Império e se distribuía o bodo, no dia de Pentecostes, à porta de uma capela pertencente ao Hospital do Espírito Santo.

 

Foto/ Vitec

Imagens de notícias

Categorias:
Tags:

Partilhar

Powered by WebTV Solutions