Lesma do Mar tem sido vista nos mares dos Açores | AzoresTV by VITEC - canal regional com produções dos Açores, vídeos HD e diretos dos melhores eventos da região.

A Lesma do Mar, ou Dragão Azul, tem sido avistada nos últimos tempos nos mares do arquipélago.

lesma, do, mar, dragão, azul, mar, açores

Lesma do Mar tem sido vista nos mares dos Açores

Publicado por: VITEC
2017/07/18 17:07:50
Foto / Siaram
Foto / Siaram

 

A Lesma do Mar, ou Dragão Azul, tem sido avistada nos últimos tempos nos mares do arquipélago açoriano. Este animal não é inofensivo, armaneza toxinas e alimenta-se de caravelas. O seu corpo atinge no máximo sete centímetros.

 

O Glaucus atlanticus vive em todos os oceanos temperados, tendo como base principal da sua alimentação as caravelas. O animal de cor azul acumula toxinas, e pode tornar-se mais perigoso do que as caravelas portuguesas. É comum encontrá-lo a flutuar graças às suas bolsas de ar.

 

O veneno do dragão azul provém do seu alimento principal, as caravelas. O veneno é transportado nos apêndices, que se assemelham a dedos de mãos. O bicho não ataca. São normalmente as pessoas que tocam propositadamente, ou não, nele. Graças à sua cor atraente, azul, o banhista pode sentir-se tentado a tocar-lhe.

 

João Pedro Barreiros, em declarações ao Diário Insular, afirma que a erradicação desta espécie é impossível. O investigador acredita que deva ser dada formação aos nadadores salvadores sobre esta espécie e de como agir em situações de perigo. É também sugerida uma campanha regional de informação.

 

"Estes animais não vão reconhecer fronteiras. Não faz sentido haver avisos para animais perigosos, por exemplo, no caso da Terceira, nos Salgueiros e, depois, na fronteira com o concelho da Praia, ali no Porto Martins, já não haver. Não faz sentido nenhum. Na minha opinião deveria haver um cuidado maior, por parte do Governo Regional, porque isto é um problema de saúde pública na minha opinião. Os acidentes podem ser muito graves", salienta o biólogo marinho e investigador da Universidade dos Açores. 

 

Foto / Siaram

Imagens de notícias

Categorias:
Tags:

Partilhar

Powered by WebTV Solutions