Governo distinguido pela reutilização de manuais escolares | AzoresTV by VITEC - canal regional com produções dos Açores, vídeos HD e diretos dos melhores eventos da região.

O Governo Regional dos Açores foi distinguido pelo Movimento Reutilizar.org graças às suas boas práticas no que concerne à reutilização de livros escolares.

açores, manuais, escolares, governo, regional

Governo distinguido pela reutilização de manuais escolares

Publicado por: VITEC
2017/07/24 16:45:43
Foto /Açores9
Foto /Açores9

O Governo Regional dos Açores foi distinguido pelo Movimento Reutilizar.org graças às suas boas práticas no que concerne à reutilização de livros escolares. É destacada a bolsa de empréstimos de manuais acessível a todos os alunos do arquipélago.

 

A entrega do certificado, subscrito por Henrique Trigueiros Cunha, porta voz do movimento, aconteceu no Porto durante um debate promovido pelo Reutilizar.org e pela Frente Cívica. O evento tinha como tema a reutilização de manuais escolares.

 

Avelino Menenes, orador convidado do debate, afirma que “a prática do empréstimo contra a devolução é muito mais pedagógica”, confere aos jovens um sentido de responsabilidade, individual e social, além de aprenderem as vantagens da “poupança de recursos”.

 

O secretário regional da Educação e Cultura acredita que o empréstimo de manuais é uma forma eficaz de conferir igualdade de oportunidades a todos os estudantes do arquipélago. Os não beneficiários da Ação Social Escolar são apenas obrigados ao pagamento de uma caução de 20% do valor dos manuais emprestados. Quandos os livros são devolvidos, em boas condições, esse valor é devolvido.

 

O sistema de empréstimo de manuais escolares arrancou na Região Autónoma dos Açores no ano letivo de 2013/2013. No ano escolar a arrancar em setembro de 2017, todo o sistema de ensino será abrangido por esta iniciativa. No passado ano letivo foram distribuídos 71 mil manuais, sendo cerca de 50.500 reutilizados e 20.500 novos, num investimento de cerca de 430 mil euros. O Governo Regional já investiu no total 2,5 milhões de euros neste programa. 

 

Foto / Açores9

Imagens de notícias

Categorias:
Tags:

Partilhar

Powered by WebTV Solutions