Marinha investiga o fundo do mar dos Açores | AzoresTV by VITEC - canal regional com produções dos Açores, vídeos HD e diretos dos melhores eventos da região.

O návio hidrográfico da Marinha, D.Carlos I, passou os últimos 12 dias a recolher informação do fundo do mar dos Açores.

marinha, portuguesa, açores, oceano, atlântico, mar, dos, açores

Marinha investiga o fundo do mar dos Açores

Publicado por: VITEC
2017/07/25 17:10:10
Foto / Marinha
Foto / Marinha

O navio hidrográfico da Marinha, D.Carlos I, passou os últimos 12 dias a recolher informação do fundo do mar dos Açores. Foram investigados mais de 14 mil m2, a uma profundidade média de treze mil metros, equivalente a 3400 metros.

 

A Marinha Portuguesa tem estado empenhada no mapeamento do fundo do mar dos Açores. A tarefa tem sido realizada com recurso a um sistema moderno de sondador multifeixe de grandes fundos, para a aquisição de dados de profundidade.

 

Os levantamentos dos últimos dias têm sido efetuados junto aos grupos Oriental e Central do arquipélago. Têm sido, igualmente, efetuados levantamentos multifeixe e topográfico do porto da Praia da Vitória. Os trabalhos foram levados a cabo por uma equipa de militares da Brigada Hidrográfica do Instituto Hidrográfico.

 

Os dados recolhidos depois de processados a bordo e sujeitos a um processo de controlo de qualidade e validação pela Marinha permitirão verificar a evolução do fundo do mar e atualizar as cartas de navegação.

 

Durante os próximos dias, o navio Carlos I receberá a bordo uma equipa de alunos e investigadores da Universidade dos Açores para realizar trabalhos de apoio à comunidade científica numa área a sudoeste de São Miguel, entre a Ponta da Ferraria e os Mosteiros.

 

Foto / Marinha

Imagens de notícias

Categorias:
Tags:

Partilhar

Powered by WebTV Solutions