Sessões de esclarecimento sobre sistema de avaliação do desempenho dos professores | AzoresTV by VITEC - canal regional com produções dos Açores, vídeos HD e diretos dos melhores eventos da região.

A Direcção Regional da Educação inicia quarta-feira, 24 de janeiro, na Escola Básica Integrada Francisco Ferreira Drummond, em Angra do Heroísmo, um ciclo de sessões de esclarecimento sobre a avaliação do desempenho do pessoal docente, iniciativa que i...

professores, esclarecimento, sistema, avaliação, açores, governo

Sessões de esclarecimento sobre sistema de avaliação do desempenho dos professores

Publicado por: Vitec
2018/01/23 19:59:38
Foto/ Gacs Açores (arquivo)
Foto/ Gacs Açores (arquivo)

A Direcção Regional da Educação inicia quarta-feira, 24 de janeiro, na Escola Básica Integrada Francisco Ferreira Drummond, em Angra do Heroísmo, um ciclo de sessões de esclarecimento sobre a avaliação do desempenho do pessoal docente, iniciativa que incluirá todas as unidades orgânicas do arquipélago.

 

 Estas sessões, que se prolongarão até finais de maio, destinam-se, para além dos intervenientes no processo de avaliação, nomeadamente conselhos executivos, coordenadores de departamento, professores orientadores, professores acompanhantes e comissão coordenadora da avaliação, aos trabalhadores dos serviços administrativos que sejam responsáveis pela área de pessoal docente e ou avaliação do desempenho do pessoal docente, os quais, apesar de não intervirem no processo de avaliação, são muitas vezes questionados sobre ele.

 

Com a realização destas sessões, pretende-se dotar os intervenientes no processo de avaliação, e também as unidades orgânicas, dos conhecimentos necessários à boa aplicação do novo sistema de avaliação do desempenho docente, com vista a garantir os objectivos primordiais deste novo sistema.

 

Os objectivos têm em vista, designadamente, a potenciação da dimensão formativa da avaliação, a vertente reflexiva da auto-avaliação e o crescimento profissional que a partilha, a colegialidade e as parcerias permitem, garantindo-se, assim, que a avaliação do desempenho docente contribui para a qualidade do processo de ensino e aprendizagem na Região e, consequentemente, para o sucesso educativo dos alunos e a melhoria dos resultados escolares.

 

Com a implementação dos novos sistemas de avaliação do desempenho, quer dos docentes, quer dos órgãos executivos, pretendeu-se igualmente a criação de processos de avaliação simples, transparentes, que promovam e premeiem a excelência, que apoiem os que revelam mais dificuldades e que permitam a melhoria das escolas, enquanto organizações, e do sistema educativo regional no seu todo.

 

A aplicação do Decreto Regulamentar Regional n.º 8/2016/A, de 28 de julho, que veio regulamentar os novos sistemas de avaliação do desempenho do pessoal docente e dos órgãos executivos das unidades orgânicas do sistema educativo da Região Autónoma dos Açores, teve início a 1 de setembro de 2016, aquando do início do ano escolar 2016/2017.

 

Foto/ Gacs Açores (arquivo)

Imagens de notícias

Categorias:
Tags:

Partilhar

Powered by WebTV Solutions