Município da Praia da Vitória cria Conselho Local de Agricultura | AzoresTV by VITEC - canal regional com produções dos Açores, vídeos HD e diretos dos melhores eventos da região.

A Câmara Municipal da Praia da Vitória irá proceder à criação do Conselho Local de Agricultura, a fim de promover o debate das problemáticas associadas ao setor agropecuário.

jornadas, agricolas, conselho, local, agricultural, praia, vitoria

Município da Praia da Vitória cria Conselho Local de Agricultura

Publicado por: Vitec
2018/02/26 19:54:44
Foto/ CMPV
Foto/ CMPV

A Câmara Municipal da Praia da Vitória irá proceder à criação do Conselho Local de Agricultura, a fim de promover o debate das problemáticas associadas ao setor agropecuário. A informação foi avançada pelo presidente da autarquia no âmbito da sessão de encerramento da 11.ª edição das Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória, que decorreu no dia 25 de fevereiro, na Sociedade Progresso Lajense.

 

“Considerando a relevância da agricultura para a economia local, decidimos apostar neste Conselho, que reunirá as associações agrícolas, os representantes das Juntas de Freguesia e todos aqueles que têm ligação ao setor. Este será um espaço de debate e partilha de conhecimentos e experiências para desenvolvermos medidas que contribuam para alavancar a vertente da agricultura no nosso Concelho, Ilha e Região. Acredito que a criação do Conselho nos permitirá delinear estratégias comuns em prol da evolução da agricultura nos Açores”, adiantou o responsável municipal.

 

“É importante referir também que o setor agrícola acrescenta valor à componente turística, pelas suas pastagens e paisagens, bem como pelo produto consumido por quem nos visita”, sublinhou.

 

“A autarquia não tem uma competência direta neste setor, mas tem um conjunto de competências indiretas que apoiam os produtores no seu dia-a-dia, tais como o abastecimento de água para consumo dos animais e a promoção de iniciativas que visem a divulgação dos nossos produtos, cuja qualidade tem sido reconhecida a nível nacional e internacional”, explicou.

 

“Para terminar, gostaria de vos alertar para as notícias que têm aparecido acerca do nosso ecossistema e de potenciais problemáticas que ainda não estão estudadas. Muito se trabalhou para valorizar e divulgar o nosso produto e meros boatos e opiniões não podem colocar em causa esse trabalho, por isso apelo a que realizem estudos e investiguem, em vez de criarem cenários desfasados da realidade”, frisou.

 

Segundo Mónica Oliveira, presidente da BioAzórica, “o tema das Jornadas este ano vem reafirmar a importância da agricultura biológica na Ilha e na Região e os benefícios que a mesma traz para a saúde. Estamos no bom caminho para conquistar novos mercados e construir uma imagem sólida dos Açores enquanto destino de natureza, com um potencial agro-alimentar indiscutível e único”.

 

Tiago Couto, representante da Associação de Jovens Agricultores Terceirenses (AJAT), salientou o conhecimento e experiência dos oradores e as mais-valias das suas intervenções, fazendo referência à necessidade de resolução de algumas problemáticas que afetam os jovens agricultores, nomeadamente os pagamentos à segurança social.

 

O secretário regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, desafiou as indústrias dos Açores a não acompanharem a descida do preço do leite pago aos produtores e a concentrarem as suas capacidades e ações na inovação e na valorização das produções, descrevendo a baixa de preço do leite numa indústria da Região como “inesperada e incompreensível”. O representante do Governo Regional mencionou ainda os primeiros passos que a indústria nos Açores está a dar no que concerne à produção de leite biológico, realçando o caráter inovador desta aposta.

 

As XI Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória, que tiveram lugar na Vila das Lajes, entre os dias 22 e 25, resultam de uma parceria entre a autarquia praiense, o Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional da Agricultura, da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas e da Direção Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade (DRAIC); a AAIT; a BioAzórica; e a AJAT.

 

Foto/ CMPV

Imagens de notícias

Categorias:
Tags:

Partilhar

Powered by WebTV Solutions