V Jornadas de Reflexão de Animação Turística | AzoresTV by VITEC - canal regional com produções dos Açores, vídeos HD e diretos dos melhores eventos da região.

De 15 a 17 de Março decorrem as V Jornadas de Reflexão de Animação Turística. As potencialidades do Turismo Cultural e de Natureza como factores na Região Autónoma dos Açores estarão em debate na Praia da Vitória.

praia, da, vitória, jornalas, reflexão, animação, turística

V Jornadas de Reflexão de Animação Turística

Publicado por: VITEC
2018/03/06 19:16:24
Foto/CMPV
Foto/CMPV

De 15 a 17 de Março decorrem as V Jornadas de Reflexão de Animação Turística. As potencialidades do Turismo Cultural e de Natureza como factores na Região Autónoma dos Açores estarão em debate na Praia da Vitória.

 

"Os Açores são extremamente ricos em tradições, o que nos permite apostar de forma clara no Turismo de Cultura. Desde a vertente religiosa, patente no culto ao Espírito Santo, às festividades concelhias e de freguesia que marcam o período de verão nas nove ilhas, existe uma forma de estar tipicamente açoriana que é muito genuína e deve ser potenciada", referiu o vereador do Turismo, Tiago Ormonde.

 

"Concretamente na ilha Terceira, é de salientar o nosso Carnaval que é único no mundo. A crítica social associada a um misto de emoções vividas em palco, seja no registo de comédia ou drama, movimenta uma ilha inteira e assume um potencial enorme do ponto de vista cultural", disse o edil praiense.

 

"Outra das vertentes essenciais à dinamização do sector do Turismo passa pela aposta na natureza. A prática de atividades relacionadas com a aventura, considerando a riqueza natural das ilhas é uma experiência única para quem decide visitar os Açores", acrescentou.

 

Segundo Sancha Cruz, representante da ART, "o programa deste ano apresenta um vasto leque de atividades que vão permitir a descoberta de novas perspetivas sobre o turismo regional. Os oradores convidados irão partilhar o seu conhecimento sobre as potencialidades culturais e naturais dos Açores, permitindo que os presentes alarguem os seus horizontes ao nível das potencialidades locais", referiu.

 

"Nos dias 15 e 16 de março, serão debatidas, no Auditório do Ramo Grande, ARG, quatro temáticas centrais ao sector do Turismo, nomeadamente as Potencialidades do Turismo Cultural na Região Autónoma dos Açores (RAA); a Relação entre o Património, a Natureza e a Cultura; o Carnaval como Produto Turístico na RAA; e o Empreendedorismo e a Inovação em Turismo Cultural na RAA. Acreditamos que estes são os pontos-chave a ter em conta na dinamização turística do arquipélago", disse.

 

"O certame contará com convidados regionais, nacionais e internacionais, permitindo uma maior abrangência de experiências entre todos os presentes. Ao longo de dois dias, apostamos na discussão de temas pertinentes ao desenvolvimento turístico e também na promoção de workshops dedicados à área. O terceiro dia será inteiramente dedicado à concretização de atividades de índole social, no sentido de promover um maior contato com a comunidade", afirmou.

 

Programa das V Jornadas De Reflexão de Animação Turística

 

No dia 15 de março, quinta-feira, às 14h30, decorrerá a sessão de abertura. De seguida, e subordinado à temática central Potencialidades do Turismo Cultural na RAA, cujo moderador será Eduardo Elias, temos, pelas 15h00 ,a sessão “O Património Baleeiro dos Açores como recurso turístico”, com Manuel Serpa. Pelas 15h20, será abordado o tema “As Potencialidades do Enoturismo”, por Filipe Rocha e Paulo Machado, da Azores Wine Company. Às 15h40 e às 16h00 são apresentados os casos de estudo “O modelo da Ilha de Santa Catarina na Promoção do Turismo Cultural em Fortificações”, com Salvador Norberto Gomes, e “Rota do Românico – Dinamização de um Território com Base no seu Património Cultural”, (a ser abordado por Rosário Machado), respetivamente. Pelas 16h20, realizar-se-á um debate com os diversos oradores presentes, estando previsto para as 16h40 uma pausa para café.

 

Integrado segunda temática intitulada "Relação entre Património, Natureza e Cultura", com o moderador Eduardo Dias, decorrerá, pelas 17h10, a sessão alusiva ao tema "Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e Áreas Rurais", da autoria da investigadora Nancy Duxbury. Às 17h30, terá lugar a apresentação da ação “Natureza e Património: A Aliança que Nos Distingue” com Ana Barbosa, da empresa TurAventur - Aventura e Turismo. A última sessão ,prevista para as 17h50, é subordinada ao tema “Recuperação e Sustentabilidade do Turismo Cultural na Representação do Património", com a presença de José Lino Ramos, da Parques de Sinta - Monte da Lua. O debate com os oradores convidados tem início às 18h10.

 

O segundo dia, 16 de março, sexta-feira, será dedicado à temática "Carnaval como Produto Turístico na RAA" e contará com a moderação de Humberta Augusto. Às 09h00 haverá a abertura da sessão plenária, seguida do tema "Carnaval: Um Produto Turístico com Potencial ou Não?", com José Toste, às 09h10. Pelas 09h30,o orador convidado John Martins, fará a apresentação de "Uma Visão sobre a Diáspora". Às 09h50, decorrerá uma Mesa Redonda, com os respetivos oradores do painel, juntando-se a eles Assunção Melo, Jorge Cunha, José Andrade e Carlos Coelho. Estes temas serão debatidos às 10h40, seguindo-se uma pausa para café.

 

O painel, que se inicia às 11h30, alusivo à temática "Empreendorismo e Inovação em Turismo Cultural da RAA" tem como moderador Armando Mendes. Catarina Valença Gonçalves, da SPIRA, apresentará "A Importância da Inovação no Turismo Cultural em Portugal - O Papel das Empresas. De seguida, serão apresentados dois casos de estudo: às 11h50, "Identifying and Leveraging Assets to Engage Cultural Tourists", por Tina Malott, do New Bedford Whaling Museum, e, às 12h10, A Unique View of History - The Case of the Ljubljana Caste (Eslovénia)", por Mateja Avbelj Valentan, da Ljubljana Castle Public Institute. Às 12h30, haverá a apresentação da ideia vencedora do concurso de Ideias de Negócio para Turismo Cultural, seguido-se um debate final, previsto para as 12h45, e consequente encerramento das Sessões Plenárias, pelas 13h00. No período entre as 15h30 e as 18h30, estão previstos vários workshops.

 

Nestes dias, as atividades decorrerão no AGR, estando os workshops previstos na Academia de Juventude e das Artes.

 

A iniciativa resulta de uma parceria entre a Autarquia praiense e a Associação Regional do Turismo (ART).

 

As informações detalhadas do evento podem ser consultadas em: https://jrat.eventos.artazores.com .

 

 

Texto/CMPV/VITEC

Foto/CMPV

Imagens de notícias

Categorias:
Tags:

Partilhar

Powered by WebTV Solutions