OPINIÃO: D. Myron Joseph Cotta: Um Bispo de Ascendência Açoriana em Stockton Califórnia | AzoresTV by VITEC - canal regional com produções dos Açores, vídeos HD e diretos dos melhores eventos da região.

Texto/ Liduíno Borba geral@liduinoborba.com

texto/, liduíno, borba, geral@liduinoborba, com

OPINIÃO: D. Myron Joseph Cotta: Um Bispo de Ascendência Açoriana em Stockton Califórnia

Publicado por: Vitec
2018/03/07 23:23:10
Foto/ D.R.
Foto/ D.R.

O meu primeiro cordial contacto com o então Monsenhor Myron Cotta aconteceu, no ano de 2012, quando escrevi e publiquei o livro “Irmandade do Espírito Santo de Gustine”, lançado em 2013 aquando do centenário desta Irmandade. Nessa data, exercia o cargo de Vigário Geral da Diocese de Fresno e Moderador da Cúria.

Nasceu no dia 21 de março de 1953, em Dos Palos, condado de Merced, Califórnia. Os seus ascendentes são naturais da freguesia das Cinco Ribeiras, Ilha Terceira, Açores.

Concluiu os seus estudos no Seminário Saint John, Camarillo, em 1987, sendo ordenado presbítero, da Diocese de Fresno, em 12 de setembro desse ano. Foi vigário em Atwater, entre 1987 e 1989, data em que foi para administrador do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Laton, até 1992.

Entre 1992 e 1999, Myron Cotta foi pároco da Igreja de Nossa Senhora dos Milagres de Gustine, desempenhando o seu cargo sacerdotal em boa comunhão com os seus paroquianos. Esta Igreja foi elevada a Santuário no ano de 2008.

 

No ano de 2014 foi nomeado bispo auxiliar de Sacramento, também na Califórnia, posição que ocupou por mais de 3 anos.

Em 2017, quando eu comecei a tratar da compilação da Obras de Valdemar Mota foi-me solicitada colaboração para a (3.ª) reedição do livro, deste autor, intitulado “Notas históricas sobre os Bispos Açorianos 1500 – 2000”. Nas notas do meu amigo Valdemar Mota havia uns apontamentos biográficos sobre Myron Cotta, como que manifestando intenção de o incluir no referido livro, o que não veio a acontecer por duas razões: não tinha naturalidade açoriana, apenas ascendência; e era bispo auxiliar. Os 19 bispos incluídos nesta publicação são todos naturais das ilhas açorianas.

 

Depois de o Vaticano lhe ter conferido uma merecida e honrosa monsenhoria, no dia 23 de janeiro de 2018 chegou a boa notícia da nomeação, pelo Papa Francisco, de Myron Cotta para Bispo de Stockton, substituindo o bispo D. Stephen Blaire, que atingiu a idade da reforma, 75 anos, em 2016.

D. Myron Cotta, no dia 15 de março de 2018, será instalado como o sexto bispo da Diocese de Stockton, que abrange mais de 10 mil milhas quadradas, cobrindo os condados de San Joaquin, Stanislaus, Calaveras, Tuolumne, Mono e Alpine, com uma população católica de mais de 300 mil almas de muitas raças e culturas.

 

É um profundo conhecedor dos costumes e tradições das nossas comunidades açorianas, tendo já participado em muitas das grandes festas da Califórnia como são Gustine, Turlock, Thornton, Hilmar e outras.

Que a inspiração divina continue a iluminar mais este respeitado membro de origem açoriana, por terras da Califórnia onde a nossa comunidade tem deixado um grande e histórico contributo.

 

Texto/ Liduíno Borba

Foto/D.R.

4 de março de 2018

Imagens de notícias

Categorias:

Partilhar

Powered by WebTV Solutions