Projeto “Bridging the Atlantic”

Publicado por: VITEC2
2018/03/14 19:11:32
Visualizações: 1,401
Foto/CMPV
Foto/CMPV

No dia 14 de Março decorreu a conferência de imprensa do projeto “Bridging the Atlantic”, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Praia da Vitória. Um projecto que se encontra em fase de implementação e recolha de dados.

 

A Escola Superior de Saúde da Universidade dos Açores e a Faculdade de Enfermagem de Dartmouth da Universidade de Massachussetts estão avaliar os impactos da reforma na qualidade de vida dos aposentados da Base das Lajes, aquando da redução do efetivo militar norte-americano.

 

“O reforço da qualidade de vida dos munícipes constitui um dos objetivos centrais da nossa ação enquanto Executivo. Por este motivo, acreditamos que este estudo é uma mais-valia na avaliação do estilo de vida das pessoas que deixaram de cumprir funções na Base das Lajes, bem como dos impactos sociais e económicos desta situação na comunidade”, destacou o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.

 

“Sermos proactivos na identificação dos impactos que esta alteração tem na vida dos cidadãos permite, em conjunto com a Unidade de Saúde e a Universidade dos Açores, após o conhecimentos dos resultados do estudo, definir e implementar medidas de promoção de hábitos de vida saudáveis, nomeadamente, de combate ao sedentarismo, reeducação dos hábitos alimentares e inclusão social”, enfatizou Tibério Dinis. 

 

Luís Miguel Gomes, docente da Escola Superior de Saúde da Universidade dos Açores, realçou a importância do projeto “Bridging the Atlantic” na otimização de competências dos alunos na vertente da investigação, fazendo referência à qualidade do serviço de saúde da Ilha Terceira.

 

Para Maryellen Brisbois, docente da Faculdade de Enfermagem de Dartmouth, “esta iniciativa permite a evolução dos alunos, que são o futuro da enfermagem, através da partilha de conhecimentos e experiências. Trata-se de um intercâmbio cultural, que contribui para enriquecer todos os participantes nas componentes profissional e pessoal”.

 

Timothy Lima, coordenador do Departamento de Enfermagem da Escola Superior de Saúde - Universidade dos Açores, salientou o contributo que este tipo de estudos dá à comunidade e referiu a relevância dos mesmos no crescimento dos estudantes, enquanto profissionais de saúde e investigadores.

 

O estudo, denominado “Perceção, transição e adaptação e qualidade de vida dos aposentados do downsizing da Base das Lajes: Um diagnóstico de situação”, consiste num inquérito sociodemográfico, realizado na Unidade de Saúde da Ilha Terceira.

 

Relativamente ao relatório preliminar do estudo, o mesmo será apresentado, em meados de Abril, à Fundação de Mello, que apoia o projeto.

 

Texto/CMPV/VITEC

 

Foto/CMPV

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags:
Powered by WebTV Solutions