Plano de Ação para a Redução dos Problemas Ligados ao Álcool ultrapassa expectativas | AzoresTV by VITEC - canal regional com produções dos Açores, vídeos HD e diretos dos melhores eventos da região.

O Secretário Regional da Saúde afirmou hoje, nas Velas, em São Jorge, que a formação no âmbito do Plano de Ação para a Redução dos Problemas Ligados ao Álcool está a ult...

plano, acçao, reduçao, problemas, ligados, alcool, ultrapassa, expectativas, açores

Plano de Ação para a Redução dos Problemas Ligados ao Álcool ultrapassa expectativas

Publicado por: Vitec
2018/05/28 19:10:47
Foto/ Gacs Açores
Foto/ Gacs Açores

O Secretário Regional da Saúde afirmou hoje, nas Velas, em São Jorge, que a formação no âmbito do Plano de Ação para a Redução dos Problemas Ligados ao Álcool está a ultrapassar as expetativas.

 

“O interesse demonstrado pelos profissionais de saúde em relação às temáticas relacionadas com a prevenção e deteção precoce dos problemas ligados ao álcool é manifestado pela grande adesão às ações que estão a ser promovidas pelo Executivo”, frisou Rui Luís.

 

O titular da pasta da Saúde falava à margem do arranque do primeiro curso de formação sobre 'Intervenção Precoce nos Problemas Ligados ao Álcool', que conta com 26 inscritos, dos centros de saúde das Velas e da Calheta.

 

Esta formação prepara os profissionais de saúde para a deteção precoce e intervenções breves no consumo excessivo de álcool, mas também para a promoção de ações no âmbito do envelhecimento ativo, relativamente ao consumo abusivo do álcool na população adulta.

 

A iniciativa resulta de uma parceria entre a Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências e a Casa de Saúde de São Rafael.

 

“Além dos objetivos traçados na linha da prevenção, há, por outro lado, a capacitação dos profissionais de saúde com técnicas de motivação do utente para o tratamento e a transmissão de conhecimentos na área do encaminhamento de doentes para as estruturas de tratamento," salientou o Secretário Regional.

 

Rui Luís realçou ainda a aposta feita ao longo do último ano na formação ao abrigo do Plano de Ação para a Redução dos Problemas Ligados ao Álcool, que abrangeu mais de 200 profissionais.

 

“Recordo os cursos de formação às equipas de Comportamentos Aditivos e Dependências nas Unidades de Saúde de Ilha, a formação em Prevenção do Consumo de Substâncias Psicoativas e Intervenção Comunitária, bem como a formação às equipas das Casas de Acolhimento Residencial de crianças e jovens. Ações que já abrangeram profissionais de seis ilhas", afirmou.

 

Além da formação destinada a profissionais de saúde, a Secretaria Regional inicia em São Jorge um conjunto de sessões abertas à comunidade sobre 'Prevenção dos Problemas Ligados ao Álcool', que decorrem hoje nas Velas e terça-feira na Calheta.

 

“Com este plano que estamos a levar a cabo começamos pelo fundamental, que é a transmissão de conhecimento e informação ao cidadão sobre comportamentos de risco, para permitir que cada um faça a sua escolha consciente”, salientou o Secretário Regional.

 

Foto/ Gacs Açores 

Imagens de notícias

Categorias:
Tags:

Partilhar

Powered by WebTV Solutions