Na Ilha Terceira, as festas da Praia da Vitória, que estão a decorrer desde 3 de agosto, têm como ponto alto, em termos religiosos, a missa campal e a procissão em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem. Uma celebração que coincide com o encerramento das...
procissão, maritimos, boa, viagem, festas, praia, vitoria, açores
Na Ilha Terceira, as festas da Praia da Vitória, que estão a decorrer desde 3 de agosto, têm como ponto alto, em termos religiosos, a missa campal e a procissão em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem. Uma celebração que coincide com o encerramento das festividades, 12 de agosto.
A tradição é antiga, e a actual festa pretende recuperar a primeira procissão dos marítimos, ligada ao Império com o mesmo nome, que todos os anos homenageava São Pedro Gonçalves.
Este costume foi interrompido e há seis anos a Câmara Municipal decidiu recuperar esta procissão integrando-a no encerramento das festas concelhias tal como fez com a festa de Santa Rita, que inaugura o evento.
Neste dia, a imagem de São Pedro Gonçalves, juntamente com a de Santa Bárbara e a da Nossa Senhora da Boa Viagem, seguem nas traineiras em cortejo processional, no mar, tal como a Coroa do Império dos Marítimos (cujo bodo acontece anualmente no domingo da Trindade), acompanhadas das filarmónicas.
O cortejo sai do Porto da Praia, no Cabo da Praia, por mar, às 10h00, e chega à Marina, de onde segue até à Praça Francisco Ornelas da Câmara, a principal praça da cidade, onde é celebrada a Missa Campal, às 11h00.
Ainda na Ilha Terceira, o Folk Azores, a realizar entre 12 e 19 de agosto, terminará também com uma celebração ecuménica na Igreja da Sé, em Angra do Heroísmo, no último dia deste festival do COFIT.
Texto/ Igreja Açores/ Vitec
Foto/ CMPV
Comentários