A decorrer até domingo: Curso de Cristandade nas ilhas Terceira e S. Miguel | VITEC AzoresTV.com - canal regional com produções dos Açores, vídeos HD e diretos dos melhores eventos da região.

São cerca de 19 homens e 20 senhoras que estão reunidos nas ilhas de São Miguel e Terceira, respetivamente, desde quinta-feira e até ao próximo domingo, para realizarem o seu primeiro cursilho de cristandade.

curso, cristandade, diocese, angra, movimento, igreja, açores

A decorrer até domingo: Curso de Cristandade nas ilhas Terceira e S. Miguel

Publicado por: Vitec
2014/10/24 22:57:35

São cerca de 19 homens e 20 senhoras que estão reunidos nas ilhas de São Miguel e Terceira, respetivamente, desde quinta-feira e até ao próximo domingo, para realizarem o seu primeiro cursilho de cristandade.

Durante quatro dias, dois sacerdotes em Angra e três em São Miguel vão desenvolver temas fundamentais como a fé, a graça, o pecado, a misericórdia, “alicerces da vida cristã”, seguindo um “roteiro” previamente definido com os reitores dos respetivos cursilhos.

O cursilho feminino, que se realiza na casa de retiros do Palácio de Santa Catarina, em Angra do Heroísmo, é o 185º cursilho a realizar-se nos Açores para senhoras e culmina o primeiro cursilho do ano pastoral realizado pelo Movimento dos Cursos de Cristandade (MCC), que teve lugar na semana passada com cerca de 16 homens. Estes foram assistidos espiritualmente pelos padres Adriano Borges, ecónomo da Diocese de Angra e Hélder Miranda Alexandre, Reitor do Seminário Episcopal de Angra (SEA) e, tendo como reitor, Fausto Dâmaso.

A sessão de encerramento deste cursilho feminino, será presidida por D. António de Sousa Braga no SEA. 

Em São Miguel, o 191º Cursilho reúne 19 homens no Centro Missionário dos Padres do Coração de Jesus, que serão orientados por três sacerdotes das ouvidorias de Ponta Delgada- Padres José Constância e Paulo Borges e da ouvidoria de Vila Franca do Campo, Pe José Borges. O cursilho terá como reitor João Carlos Carreiro.

Para a semana será a vez das senhoras se reunirem para o seu cursilho, no mesmo lugar, só que desta feita, os assistentes espirituais serão os padres Jason Gouveia (ouvidoria de Vila Franca do Campo), José Cláudio (Ribeira Grande) e Nuno Maiato (Lagoa).

O encerramento de ambos os cursilhos terá lugar na Igreja de São José.

Já este ano, o MCC realizou um retiro de mudança, em Angra do Heroísmo, destinado a cursilhistas séniores.

O cursilho de cristandade dirige-se, preferencialmente, a casais que procuram um aprofundamento das temáticas cristãs.

O Movimento dos Cursos de Cristandade (MCC) da Diocese de Angra, que tem como diretor diocesano o Pe. Júlio Rocha, professor de Teologia Moral no SEA, já realizou, em mais de meio século de presença nos Açores, 373 cursilhos, 189 masculinos e 184 femininos, e isso “é um sinal de que os cristãos açorianos têm sido capazes de viver os seus ideais”, disse ao Sítio Igreja Açores o responsável nacional, Saúl Quintas, quando se deslocou à Região para assinalar os 50 anos de presença do Movimento em São Miguel.

 

HÁ 54 ANOS EM PORTUGAL

O Movimento está em Portugal há 54 anos e já formou 120 mil pessoas. Só na Diocese de Lisboa organizaram-se mil cursilhos.

Nos Açores, o Movimento está presente em São Miguel, Santa Maria e na Terceira que, recebeu a realização de uma Ultreia Nacional, a primeira realizada fora do território continental, no ano passado.

O MCC nasceu em Espanha, por iniciativa do bispo D. Juan Hervás, de um grupo de padres que trabalhavam com leigos e de uma equipa de jovens da Ação Católica, entre os quais se destaca Eduardo Bonin.

Os Cursos de Cristandade representam “um bem espiritual” de que beneficiam homens e mulheres e são uma resposta atual aos desafios lançados a todos os cristãos no sentido de viverem a fé de “forma concreta”, “consistente” e “esclarecida”.

 

Texto Igreja Açores/Vitec

Foto/ SB (arquivo)

Imagens de notícias

Tags:

Partilhar

Powered by WebTV Solutions