I Congresso Internacional de Proteção Civil dos Açores realiza-se em junho | VITEC - canal regional com produções dos Açores, vídeos HD e diretos dos melhores eventos da região.

O Secretário Regional da Saúde afirmou que o I Congresso Internacional de Proteção Civil dos Açores, que vai decorrer a 6 e 7 de junho, em Angra do Heroísmo, pretende encontrar estratégias de combat...

congresso, internacional, protecçao, civil, açores, junho

I Congresso Internacional de Proteção Civil dos Açores realiza-se em junho

Publicado por: Vitec
2019/05/07 13:58:12
Foto /Gacs Açores
Foto /Gacs Açores

O Secretário Regional da Saúde afirmou que o I Congresso Internacional de Proteção Civil dos Açores, que vai decorrer a 6 e 7 de junho, em Angra do Heroísmo, pretende encontrar estratégias de combate aos novos desafios globais perante as alterações climáticas.

 

“Esta nova problemática global, sob o ponto de vista das causas e das implicações que as alterações climáticas estão a provocar ao nível das temperaturas, da subida do nível da água do mar, das tempestades, leva à necessidade da população, dos organismos e dos governos estarem cada vez melhor preparados perante as ocorrências”, frisou Rui Luís, que falava na conferência de apresentação do evento.

 

Este congresso internacional promovido pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores decorrerá no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, tendo como tema central “Os Novos Desafios Ameaças e Capacidades”.

O programa do evento inclui vários painéis, com cerca de 30 especialistas nas áreas da proteção civil, alterações climáticas, gestão de riscos, comunicação em emergência, intervenção psicossocial em emergência e emergência médica pré-hospitalar.

 

O titular da pasta da Proteção Civil salientou que este será um espaço de partilha de ideias e soluções perante os novos desafios e realidades que os impactos e os efeitos das alterações climáticas estão a provocar.

 

O debate sobre ‘Os novos Desafios, Ameaças e Capacidades’ é aberto a todos os interessados, que devem fazer a inscrição através do endereço www.procivazores.gov.pt.

 

“Lidar com riscos coletivos nas suas diferentes formas e manifestações não é uma atribuição exclusiva do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores. É antes uma obrigação e responsabilidade dos cidadãos e das entidades públicas e privadas”, afirmou Rui Luís.

 

Entre os oradores convidados estarão presentes o Diretor do Programa de Resgate da Universidade do Texas, Paul Gunnels, o Diretor Operacional para a Coordenação de Emergência do Departamento Italiano de Proteção Civil, Luigi D’Angelo, o Presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Jorge Miranda, e a 2.ª Comandante Operacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Patrícia Gaspar.

O Secretário Regional destacou ainda no programa do congresso um painel dedicado à comunicação de emergência, salientando que os media têm um papel determinante na educação para a cidadania e na prevenção de risco.

 

“Esperamos que as opiniões de especialistas com um vasto e reconhecido saber possam trazer uma maior consciencialização da sociedade civil”, sublinhou o Secretário Regional, acrescentando que o evento irá “ajudar a orientar a procura de novas soluções e a aquisição de novas competências em todas as entidades com responsabilidade no âmbito da Proteção Civil”.

 

É objetivo deste congresso constituir uma plataforma sustentada, que permita prever respostas à altura das diferentes situações de risco.

“Este encontro, que conta já com 200 participantes, está em linha com aquilo que é a essência da Proteção Civil, que é a promoção de uma cultura de segurança transversal à sociedade”, sustentou Rui Luís.

 

Foto/ Gacs Açores

Imagens de notícias

Categorias:
Tags:

Partilhar

Powered by WebTV Solutions