A Proteção Civil dos Açores participa no exercício CASCADE, com 11 elementos dos bombeiros de Angra do Heroísmo, Praia da Vitória e Ponta Delgada. Trata-se do maior simulacro realizado em Portugal. O objectivo é testar resposta internacional em vário...
açores, protecçao, civil, exercicio, catastrofes, sismos, treino
A Proteção Civil dos Açores participa no exercício CASCADE, com 11 elementos dos bombeiros de Angra do Heroísmo, Praia da Vitória e Ponta Delgada.
Trata-se do maior simulacro realizado em Portugal.
O objectivo é testar resposta internacional em vários cenários de catástrofe.
"Este exercício pretende testar e treinar a resposta internacional na sequência do acionamento do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia e, simultaneamente, a resposta interna a emergências de elevada complexidade que possam ocorrer em cascata", segundo uma nota lançada no portal do Gabinete de Apoio à Comunicação Social - Gacs. E continua: "Nesse sentido, serão simuladas condições meteorológicas adversas em Aveiro e um sismo que afetará os distritos de Évora, Lisboa e Setúbal, desencadeando uma série de ocorrências em cascata, como cheias, poluição marítima, rutura de barragens, acidentes químicos, colapso de estruturas, acidentes ferroviários e rodoviários e incêndios urbanos, provocando danos materiais avultados e um número significativo de vítimas mortais".
O evento acontece até 1 de junho em Aveiro, Lisboa, Évora e Setúbal.
Foto/ Gacs Açores
Comentários