Segundo o ex-diretor do departamento científico da NASA, em declarações à agência Lusa, o vulcão dos Capelinhos, na ilha do Faial, vai ser utilizado, em breve, pela agência espacial norte-americana para tr...
nasa, capelinhos, treino, marte
Segundo o ex-diretor do departamento científico da NASA, em declarações à agência Lusa, o vulcão dos Capelinhos, na ilha do Faial, vai ser utilizado, em breve, pela agência espacial norte-americana para treinar a exploração da paisagem de Marte e perceber como evoluiu nos últimos milhões de anos.
James Garvin, que dirigiu o departamento científico da NASA entre 2004 e 2005, afirmou que os Açores são "um laboratório especial", com vulcões de erupção recente em meio aquático, com "água e lava a interagirem de forma dinâmica". "Sítios como esses, quentes, húmidos e com atividade térmica, seriam bons para surgir vida microbial", disse.
Em declarações à agência noticiosa, os cientistas da NASA, do Reino Unido e de Portugal consideram que o vulcão tem condições muito semelhantes às que se terão verificado em Marte há mil milhões de anos. "Quando Marte tinha mares e lagos, vulcões entraram em erupção nas águas e produziram relevo como o que vemos nos Capelinhos, que erodiu na presença de água persistente", acrescentou James Garvin em entrevista à Lusa.
Fonte/ LUSA
Foto/ Governo dos Açores
Comentários