A Direcção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, celebrou um contrato de doação do espólio e da biblioteca de João Dias Afonso a esta instituição. O espólio entregue inclui do...
biblioteca, livros, investigação
A Direcção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, celebrou um contrato de doação do espólio e da biblioteca de João Dias Afonso a esta instituição. O espólio entregue inclui documentação diversa, nomeadamente vasta correspondência entre João Dias Afonso e diversas personalidades, como Luís da Silva Ribeiro, Vitorino Nemésio, Mécia de Sena, Armando Côrtes-Rodrigues, Cecília Meireles e Pedro da Silveira, entre outros, mas também fotografias e documentação pessoal. A doação foi feita pela sua filha, para cumprir a vontade do pai.
João Dias Afonso foi bibliotecário na Biblioteca Municipal de Angra do Heroísmo, iniciando aí uma carreira que o levaria a técnico superior principal de bibliotecas e arquivos e a diretor desta instituição. Foi, também, investigador no âmbito da história dos Açores, da etnografia e, em particular, sobre a história da baleação nos Açores.
Fonte/ GaCS
Foto/ Jornal da Praia
Comentários