Furacão Lorenzo chega hoje à noite aos Açores | VITEC - canal regional com produções dos Açores, vídeos HD e diretos dos melhores eventos da região.

Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), explica que mantendo-se as previsões da trajetória do furacão Lorenzo, o centro do furacão deverá passar, com categoria 1, na quarta-feira, 2 de outubro, ligeiramente a oeste das Flores...

furacão, lorenzo, açores

Furacão Lorenzo chega hoje à noite aos Açores

Publicado por: VITEC
2019/10/01 17:00:12
Foto/ Notícias ao Minuto
Foto/ Notícias ao Minuto

Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), explica que mantendo-se as previsões da trajetória do furacão Lorenzo, o centro do furacão deverá passar, com categoria 1, na quarta-feira, 2 de outubro, ligeiramente a oeste das Flores, afetando especialmente o Grupo Ocidental. O comunicado a confirmar se o furacão desce para categoria 1 ou se continua em categoria 2 será lançado às nove da noite, no site do IPMA.

 

No Grupo Ocidental, o vento vai soprar de sueste, rodando para noroeste, com rajadas na ordem dos 190 km/hora, com uma probabilidade de 40% de a rajada máxima ser superior a 200 km/hora, chuva por vezes forte e ondas de sul, passando a sudoeste, com altura significativa entre 10 a 15 metros, podendo a altura máxima de onda atingir os 25 metros.

 

Mesmo assim, todo o arquipélago sentirá efeitos do furacão Lorenzo. No Grupo Central, vai existir vento sudoeste com rajadas até 160 km/hora, períodos de chuva e ondas de sudoeste, passando a oeste, com altura significativa entre 9 a 12 metros, podendo a altura máxima de onda atingir os 22 metros. Prevê-se que o Grupo Oriental será o menos afetado, com vento sul, rodando para oeste, com rajadas até 100 km/hora e ondas de sudoeste com altura significativa 7 a 9 metros.

 

O Grupo Ocidental está em alerta vermelho devido à agitação marítima e vento forte que se vai fazer sentir entre a meia-noite e o meio-dia de quarta-feira.

 

O Grupo Central encontra-se em alerta vermelho no que toca ao vento, entre as três da manhã e o meio-dia do dia 2 de outubro e, em relação à agitação marítima, entre as seis da manhã e as três da tarde.

 

 

Fonte/ IPMA

Imagens de notícias

Categorias:
Tags:

Partilhar

Powered by WebTV Solutions