Os trabalhos de limpeza e remoção dos destroços do Porto das Lajes das Flores, resultantes dos danos causados pela passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, tiveram início na quinta-feira, 3 de outubro, quando o estado do tempo permitiu.
Neste momento 70% da área já está limpa, depois da demolição de grandes blocos de betão e da retirada de contentores da zona das pescas e do restantes terrapleno.
Através de mergulhos técnicos, foram sinalizadas as peças a remover para garantir a profundidade necessária à operação, tendo esses elementos sido retirados este sábado.
Hoje têm início os trabalhos para remoção cuidadosa e delicada da embarcação ARIEL e da lancha de Pilotos, juntamente com um barco de pesca, que se encontram 'amontoadas' e cuja remoção se afigura complexa, para que não sofram mais danos.
Tendo em conta os trabalhos já desenvolvidos, estima-se que, muito em breve, o Porto Comercial das Lajes das Flores possa ser aberto à navegação, pelo menos para navios até 60 metros e calado até cinco metros.
Os trabalhos estiveram a cargo da empresa Portos dos Açores, em articulação com o Governo Regional.
Estima-se que no fim desta semana a limpeza esteja praticamente concluída, para que a operacionalidade do Porto Comercial das Lajes seja reposta em tempo recorde.
Fonte/ GaCS
Comentários