Porto Comercial das Lajes das Flores já está a ser limpo | VITEC - canal regional com produções dos Açores, vídeos HD e diretos dos melhores eventos da região.

Os trabalhos de limpeza e remoção dos destroços do Porto das Lajes das Flores, resultantes dos danos causados pela passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, tiveram início na quinta-feira, 3 de outubro, quando ...

lorenzo, furacão, flores, porto

Porto Comercial das Lajes das Flores já está a ser limpo

Publicado por: VITEC
2019/10/07 11:15:52
Foto/ Sic Notícias
Foto/ Sic Notícias

Os trabalhos de limpeza e remoção dos destroços do Porto das Lajes das Flores, resultantes dos danos causados pela passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, tiveram início na quinta-feira, 3 de outubro, quando o estado do tempo permitiu.

 

Neste momento 70% da área já está limpa, depois da demolição de grandes blocos de betão e da retirada de contentores da zona das pescas e do restantes terrapleno. 

 

Através de mergulhos técnicos, foram sinalizadas as peças a remover para garantir a profundidade necessária à operação, tendo esses elementos sido retirados este sábado.

 

Hoje têm início os trabalhos para remoção cuidadosa e delicada da embarcação ARIEL e da lancha de Pilotos, juntamente com um barco de pesca, que se encontram 'amontoadas' e cuja remoção se afigura complexa, para que não sofram mais danos.

 

Tendo em conta os trabalhos já desenvolvidos, estima-se que, muito em breve, o Porto Comercial das Lajes das Flores possa ser aberto à navegação, pelo menos para navios até 60 metros e calado até cinco metros.  

 

Os trabalhos estiveram a cargo da empresa Portos dos Açores, em articulação com o Governo Regional. 

 

Estima-se que no fim desta semana a limpeza esteja praticamente concluída, para que a operacionalidade do Porto Comercial das Lajes seja reposta em tempo recorde.

 

 Fonte/ GaCS

Imagens de notícias

Categorias:
Tags:

Partilhar

Powered by WebTV Solutions