Semana dos Seminários vai decorrer de 9 a 16 de novembro: Reitor quer que o Seminário seja o “coração” da Diocese | VITEC - canal regional com produções dos Açores, vídeos HD e diretos dos melhores eventos da região.

A Igreja Católica celebra de 9 a 16 de novembro a Semana dos Seminários, denominado ao tema Servidores da Alegria do Evangelho” com um apelo do reitor do Seminário Episcopal de Angra para que a instituição seja “o coração da Diocese”.

seminário, angra, diocese, alegria, evangelho, açores

Semana dos Seminários vai decorrer de 9 a 16 de novembro: Reitor quer que o Seminário seja o “coração” da Diocese

Publicado por: Vitec
2014/10/29 23:41:02

A Igreja Católica celebra de 9 a 16 de novembro a Semana dos Seminários, denominado ao tema ‘Servidores da Alegria do Evangelho” com um apelo do reitor do Seminário Episcopal de Angra (SEA) para que a instituição seja “o coração da Diocese”.

“Mais do que nunca necessitamos da colaboração de todas as comunidades e párocos, especialmente da oração e da ajuda material. A formação nesta instituição não pode ser suportada só por parte da Igreja que está nos Açores” diz o Reitor do SEA, Pe Hélder Miranda Alexandre, na mensagem enviada a todas as comunidades e agentes de pastoral, bem como sacerdotes.

Neste breve texto, o responsável pela equipa de formação do Seminário refere a necessidade de “potenciar” vocações – o ano letivo arrancou com “apenas 17 alunos”- e, lembrando as palavras do Bispo de Angra, sublinha que “esta é uma ocasião propicia para consolidar todo o apoio e ação em prol das vocações aos ministérios sagrados”.

“Abandonemos igualmente as criticas destrutivas”, apela o Reitor na mensagem, destacando que há um trabalho a fazer nas diferentes ilhas.

 

VIGÍLIA NA AGUALVA 

A Semana dos Seminários arranca na Diocese de Angra com muma vigilia na igreja da Agualva, na ilha Terceira, no dia 8 de novembro a partir das 20h00.

Nesta semana vários seminaristas estarão deslocados em diferentes paróquias para participarem em reuniões, encontros e catequeses sobre o ministério sacerdotal, procurando “despertar” vocações.

O Seminário elaborou para o efeito cartazes, pagelas e desdobráveis que serão distribuídos pelas diferentes comunidades paroquiais.

“Depende de todos fazer do Seminário de Angra o coração da Diocese, testemunhar e pedir ao Senhor que envie operários para a sua Messe”, refere ainda o Pe Hélder Miranda Alexandre.

“Servidores da Alegria do Evangelho” é o tema proposto para esta semana, com um forte apelo ao testemunho dos sacerdotes junto dos que sofrem, “os pobres”, “os pecadores e doentes”.O Bispo de Angra exorta a Diocese a viver de forma “intensa” a semana dos seminários.

D. Antonio de Sousa Braga sublinha, na nota pastoral de outubro deste ano, a importância desta semana como ” uma ocasião propícia, para consolidar todo o  apoio e ação em prol das vocações aos ministérios sagrados”.

Apesar da dimuinuição significativa do número de alunos, o Bispo de Angra diz que “não podemos desfalecer” e todos são convocados a “preparar bem o terreno e a semear com abundância e muita confiança. Há-de chegar o tempo da colheita”.

O SEA abriu este ano letivo com 17 alunos, menos quatro que no ano passado, dos quais 12 são de São Miguel. 

 

Texto/ Igreja Açores/Vitec

Imagens de notícias

Tags:

Partilhar

Powered by WebTV Solutions