Língua Portuguesa passa a celebrar Dia Mundial

Publicado por: VITEC
2019/10/18 11:21:52
Visualizações: 956
foto/ Observador
foto/ Observador

A UNESCO decidiu passar a comemorar o Dia Mundial da Língua Portuguesa. A data escolhida é o dia 5 de Maio, como já acontece na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. “É a primeira vez que a UNESCO toma uma decisão destas em relação a uma língua que não é uma das línguas oficiais da UNESCO.”, afirmou António Sampaio da Nóvoa, embaixador de Portugal na UNESCO, em declarações à agência Lusa.

 

Todos os países lusófonos se uniram para introduzir esta proposta, mas receberam o apoio de países como Argentina, Chile, Geórgia, Luxemburgo ou Uruguai, e a proposta foi aprovada por unanimidade. Na proposta apresentada ao conselho executivo, os países lusófonos argumentaram que a língua portuguesa é a mais falada do hemisfério Sul e que foi também a língua da primeira vaga de globalização, deixando palavras e marcas noutras línguas no mundo.

 

O Dia da Língua Portuguesa será oficialmente assinalado na sede da UNESCO com apresentações musicais, literatura, exposições ou qualquer outra representação cultural e a sua organização ficará a cargo dos países que têm o português como língua oficial. 

 

Fonte/ Público

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags:
Powered by WebTV Solutions