O presidente do conselho de administração da transportadora aérea SATA, António Teixeira, apresentou a sua demissão por motivos de "ordem pessoal" e pelo "atraso verificado na implementação de medidas de reestruturação, que considerou urgentes e necessárias, bem como a impossibilidade de reduzir, até ao final do ano 2019, os prejuízos do Grupo para metade do valor registado em 2018", anunciou a empresa.
António Teixeira considerou "não terem sido alcançados os objetivos a que se propôs" quando entrou em funções, há cerca de um ano e meio. Em 2018, a SATA registou um prejuízo de 53,3 milhões de euros, um agravamento de 12,3 milhões face ao ano de 2017.
A substituição e nomeação de um novo presidente do conselho de administração do Grupo SATA "é da esfera de competências e da responsabilidade do Governo dos Açores", acionista único das empresas do grupo. A empresa prepara atualmente um novo concurso para privatizar 49% da Azores Airlines – ramo da SATA.
"A grande questão neste momento, e é isso que tem de ficar claro, é que esta saída não pode colocar em causa o compromisso do Governo dos Açores (...) em ter uma SATA que sirva os Açores e os açorianos", considerou a secretária regional com a tutela dos Transportes. Segundo Ana Cunha, “neste momento trabalha-se já para substituir o presidente do conselho de administração".
Fonte/ LUSA