O CDS-PP/Açores vai propor a criação de um Centro Interpretativo da Base das Lajes, na ilha Terceira, para dar a conhecer a história da infraestrutura e promover a investigação em várias áreas.
“Mais do que um centro interpretativo deve ser um centro de conhecimento e de divulgação da nossa história e do nosso papel no mundo”, afirmou o líder regional centrista, Artur Lima, que considera desconhecida a importância da Base das Lajes pela maioria das pessoas. "O Centro de Interpretação da Base das Lajes constitui uma resposta a todos aqueles que procuram o acesso à história contemporânea da ilha Terceira e dos Açores, num contexto geopolítico e geoestratégico mundial”, acrescentou.
O CDS tem vontade que seja criada uma "comissão instaladora de gente independente e coordenadora”, que integre representantes do Instituto Histórico da Ilha Terceira, da Universidade dos Açores e do Governo Regional. A iniciativa pode gerar empregos e contribuir para o desenvolvimento económico da Região.
Apesar de ainda não estar definido um local para o Centro, Artur Lima gostava que fosse instalado num antigo ‘bunker’, atualmente desativado, na Serra do Cume, no concelho da Praia da Vitória.
Fonte/ LUSA