Livro conta emigração dos açorianos para a América | VITEC AzoresTV.com - canal regional com produções dos Açores, vídeos HD e diretos dos melhores eventos da região.

A Associação dos Emigrantes Açorianos lançou um livro infantojuvenil que narra a história dos primeiros açorianos que chegaram aos Estados Unidos da América, por via da caça à baleia, no s&...

américa, emigração, açores

Livro conta emigração dos açorianos para a América

Publicado por: VITEC2
2020/01/06 17:57:16
foto/ Azores Today
foto/ Azores Today

A Associação dos Emigrantes Açorianos lançou um livro infantojuvenil que narra a história dos primeiros açorianos que chegaram aos Estados Unidos da América, por via da caça à baleia, no século XVIII. O livro tem como título "Açores, uma caça ao sonho americano".

Segundo o presidente da associação, Rui Faria, a obra não é dedicada exclusivamente às gerações mais novas com o intuito de conhecerem a emigração açoriana, sendo transversal a todos os que desconhecem esta realidade.

Para Rui Faria, é importante que “não se perca a memória da emigração para a América junto dos filhos e netos que estão a nascer nas comunidades, e também das novas gerações nos Açores”, recordando que o fenómeno começou através da presença dos barcos baleeiros, oriundos da Nova Inglaterra, que iam ao arquipélago para comprar bens, mas também para caçar os cetáceos existentes nas águas da Região.

Com textos da escritora Patrícia Carreira, o livro conta com ilustrações do professor Romeu Cruz, tradução para inglês de Cristina Oliveira e vai estar disponível na costa Leste dos Estados Unidos a partir de fevereiro. As receitas da obra vão reverter para a edição de um novo livro, em maio, sobre a história da emigração açoriana para o Canadá, segundo país de destino dos açorianos, que arrancou em 1953.

 

Fonte/ LUSA

Imagens de notícias

Categorias:
Tags:

Partilhar

Powered by WebTV Solutions